A contribuição da química na investigação e esclarecimento de crimes será o foco do “Ciclo de Palestras em Química Forense”, programado para três sábados (26/5, 02/6 e 16/6), das 9h às 17h, na sede do Conselho, em São Paulo. A coordenação científica será do Bacharel em Química Antonio Carlos Massabni, Conselheiro do CRQ-IV e ex-diretor do IQ-Unesp/Araraquara. A também Bacharel em Química Regina Branco, do Instituto de Criminalística de São Paulo e autora do livro Química Forense sob olhares eletrônicos, divulgado pelo Informativo, responderá pela coordenação técnica.
Na palestra de abertura, Massabni falará sobre a relação do Profissional da Química com a química forense. No mesmo dia, Henri Eisi Toma, do Instituto de Química da USP e ganhador, em 2001, do Prêmio Fritz Feigl, outorgado pelo CRQ-IV, falará sobre a nanotecnologia aplicada à química forense. A seguir, o ciclo terá apresentações de Alberi Espíndula, que explicará as funções do perito e do assistente técnico num processo judicial, e de Norberto da Silva Gomes, da OAB de São Paulo, que fará a palestra Perícia e Justiça Brasileira.
A química como ferramenta da criminalística, a metodologia utilizada para constatação de falsificação ou adulteração de medicamentos, os métodos analíticos utilizados em análises periciais e a necessidade do conhecimento químico na análise de documentos falsos (documentoscopia) serão os assuntos discutidos no dia 02/06. Essas apresentações serão feitas, respectivamente, por Regina Branco, Maria de Fátima Pedroso, Adilson Pereira e Letícia Poço, todos do Instituto de Criminalística de São Paulo (IC).
O ciclo será encerrado no dia 16/6 com as palestras A química do fogo: constatação de incêndio de natureza criminosa (por Jayme Telles - IC), Detecção de resíduos de disparo de arma de fogo (Jorge Sarkis - Ipen/SP) e a apresentação de dois estudos de casos: Averiguação de crime contra o meio ambiente, com Patrícia Eloin Moreira, e Crime contra a pessoa – homicídio doloso, apresentado por Cristina Pumeda e Déa Morellato, amabas especialistas do IC.
Inicialmente aberto apenas a a profissionais da química de nível superior, o ciclo, a pedidos, passou a aceitar inscrições de Técnicos de Nível Médio, estudantes de química nível superior que estejam no último ano de seus cursos e de profissionais de nível superior com outras formações.. A taxa de inscrição é de R$ 450,00 e inclui o fornecimento de coffee-breaks e certificado de participação emitido pelo Conselho. Serão sorteadas três bolsas integrais entre os que recolherem a taxa de inscrição e forem registrados no CRQ-IV.
Os interessados em participar devem clicar aqui e preencher o formulário. Se precisar de outras informações clique aqui para enviá-las à coordenação do Ciclo. Não serão prestadas informações por telefone, e-mail ou pessoalmente.
Este texto foi atualizado em 25/04/2012
Atenção - Em virtude de problemas operacionais, em 21/05/2012 a coordenação deste evento resolveu adiar sua realização. Clique aqui para mais informações