Fraude 1 - Gostaria de parabenizar a todos pelo editorial intitulado “Pela porta dos fundos” [Informativo nº 114]. Atitudes como a noticiada protegem a sociedade e também os profissionais que tanto lutaram e lutam diariamente para trabalhar. Acredito ser imprescindível, quando possível, a ampla divulgação dos nomes dos criminosos.
Químico Industrial Paulo Henrique Lopes Aguiar
São Bernardo do Campo
Fraude 2 - Venho parabenizar o CRQ-IV pelo excelente trabalho de seleção de diplomas e detecção de documentos falsificados. Além de preservar o direito de atuação dos profissionais da química legalmente habilitados, o CRQ-IV contribui para evitar potenciais prejuízos aos mais diversos setores da sociedade. Parabenizo ainda o artigo “Diferenças entre atividades privativas e afins das diversas profissões”, por Catia S. Sashida, pela imparcialidade e esclarecimentos apresentados no mesmo.
Bacharel em Química Adilson R. Brandão
Campinas
Apagão - Achei absurda a matéria do Informativo sobre apagão de mão de obra. Sou formado em uma excelente instituição e estou desempregado há três anos, tendo que prestar concursos públicos para trabalhar em escolas, creches, etc, tirando xerox e preenchendo papel. Este País é uma piada de mau gosto e não vai longe dessa forma. Pensem 1.000 vezes antes de falar em apagão de mão de obra; essas palavras simplesmente me irritam profundamente.
Técnico em Química Anderson de Oliveira Lima
Araçoiaba da Serra
A reportagem refletiu uma avaliação que não é só da indústria química, mas também compartilhada por diversos setores da economia para caracterizar o atual momento do mercado de trabalho. Não se falou em pleno emprego (até porque essa condição é muito rara), mas do não atendimento, pela média dos trabalhadores, das condições exigidas pelas empresas. Nota publicada na edição nº 135 da revista Química Industrial, noticia a reunião da qual o CRQ-IV participou e dá ênfase ao déficit de mão de obra qualificada (veja abaixo).Desejamos-lhe sorte na busca de uma colocação.
ATRASOS - Desde a minha filiação CRQ-IV tenho recebido o Informativo com muito atraso. Por exemplo: a edição de Março/Abril eu deveria receber no começo de março, mas ela só chegou no dia 16 de Abril.
Técnico em Química Joselito Silva de Melo
Guarulhos
Não está havendo atraso. O Informativo sempre foi produzido no primeiro mês do bimestre e distribuído no segundo. Para os leitores que não quiserem esperar o recebimento da versão impressa, lembramos que as edições são colocadas no site nos primeiros dias do mês da distribuição. Quem segue o CRQ-IV no Twitter ou no Facebook recebe notificações a respeito.