Quem estiver desempregado ou cursando pós-graduação sem auferir renda e quiser solicitar a suspensão do pagamento da anuidade de 2013 precisará fazê-lo no período de 1 a 30 de novembro deste ano. Para tanto, deverá acessar o endereço www.crq4.org.br/suspensao e seguir as instruções. Os profissionais que já obtiveram a suspensão e permanecem na mesma situação que lhes garantiu o benefício não precisarão fazer um novo pedido.
Até recentemente, a suspensão poderia ser requerida a qualquer tempo, bastando que o interessado comprovasse estar desempregado ou fazendo pós-graduação no respectivo exercício. Esse procedimento, porém, vinha gerando despesas desnecessárias ao Conselho, que emitia e postava boletos de anuidades que acabariam não sendo pagos em virtude de muitos profissionais atenderem aos requisitos que lhes garantiam a dispensa temporária do recolhimento da obrigação.
Ao mesmo tempo, a falta de comunicação prévia por parte daqueles profissionais impedia que o Conselho pudesse fazer um planejamento orçamentário correto para o exercício seguinte. A entidade estimava uma determinada arrecadação, que acabava não se confirmando por conta dos pedidos de suspensão. A fixação de um período para que o benefício seja solicitado ajudará a resolver aquela questão.
Se após a leitura das informações da página www.crq4.org.br/suspensao ficarem dúvidas sobre se tem direito ao benefício, esclarece-as contatando a Central de Atendimento do Conselho: 11 3061-6000 (segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h) ou crq4@crq4.org.br.