As duas mais recentes publicações do CRQ-IV foram lançadas durante a cerimônia que comemorou o Dia do Profissional da Química, ocorrida dia 15 de junho: o manual Entendendo a Responsabilidade Técnica e a cartilha Peritos Químicos, que contém os dados dos profissionais habilitados a atuar como peritos judiciais e extrajudiciais. A terceira publicação apresentada na cerimônia, sobre saneantes, foi divulgada na última edição do Informativo. Clique aqui para baixá-las.
Escrito por Wagner Contrera Lopes, Gerente de Fiscalização do CRQIV, Entendendo a Responsabilidade Técnica é um guia destinado a orientar os profissionais que já são ou pretendem se tornar responsáveis técnicos. Aborda a legislação, questões práticas e a abrangência da função em setores como indústria, comércio, ensino e prestação de serviços, além de conter outras informações que devem ser observadas por quem pretende exercer a Responsabilidade Técnica (RT).
O Conselho vem dedicando uma atenção especial este ano para questões envolvendo a RT. Além do lançamento do guia, de março a julho a entidade promoveu 15 cursos gratuitos sobre o assunto, dos quais, até o fechamento desta edição, participaram 500 profissionais de várias regiões. Foram montadas versões diferentes para esse treinamento. A primeira, com seis horas de duração, apresenta uma visão geral sobre a legislação e é recomendada para todos os profissionais. As demais, com carga de oito horas cada, abordam aspectos específicos da função nos setores de Alimentos, Cosméticos e Saneantes. Estão previstos mais 14 cursos, divididos naquelas modalidades, até o final do ano, na Capital e no Interior. Clique aqui para saber como participar do curso de seis horas, ou aqui, para se inscrever nos cursos específicos.
Peritos - A cartilha Peritos Químicos traz a consolidação do cadastramento feito pelo Conselho de outubro de 2011 a março deste ano para atualizar e ampliar o contingente de profissionais de seu Banco de Peritos e que podem ser chamados para atuar em demandas judiciais ou extrajudiciais. A cartilha terá duas versões. Uma, já disponível no site, divulga parte dos dados de contato dos profissionais. Já a outra conterá todas as informações dos mais de 400 cadastrados. Ela será impressa ainda este ano e enviada aos juízes federais de São Paulo. Caberá a eles requisitarem diretamente os serviços de perícia.