Previsões a respeito do fim da humanidade existem sabe-se lá desde quando. Mas nem por isso o assunto deixa de chamar a atenção da maioria das pessoas, inclusive daquelas que preferem usar os olhos da ciência para enxergar o mundo e seus fenômenos. Essas características foram o gancho da Semana da Química que o IQ-USP promoveu em setembro e que centrou as discussões em torno da profecia Maia sobre o fim do mundo, que estaria "agendado" para o dia 21/12/2012. A matéria de capa desta edição relata o que disseram alguns participantes daquele evento.
O Informativo também abre espaço para divulgar, entre outros assuntos, duas iniciativas destinadas a aproximar a Química sobretudo das crianças e jovens: o trabalho teatral de alunos e professores da Unesp de Araraquara e os mangás produzidos por uma estudante da Universidade Federal de São Carlos.
Excepcionalmente, a coluna "Leitores" não foi publicada.
Notas
Sobre a suspensão da anuidade
Quem estiver desempregado ou cursando pós-graduação sem auferir renda e quiser solicitar a suspensão do pagamento da anuidade de 2013 precisará fazê-lo no período de 1 a 30 de novembro deste ano. Para tanto, clique aqui acesse e siga as instruções. Quem já obteve a suspensão e está na mesma situação que lhe garantiu o benefício não precisará fazer um novo pedido. Terá, no entanto, de informar ao CRQ-IV tão logo volte ao mercado.
O benefício da suspensão da anuidade será concedido se estiver previsto em resolução a ser publicada em dezembro pelo Conselho Federal de Química.
O IX Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages ocorrerá de 6 a 9 de novembro no campus de Araraquara da Unesp e contará com convidados vindos da Europa e EUA. O presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, fará uma palestra no encerramento do encontro sobre as ações da entidade na formação de profissionais da química para trabalhar na área de alimentos e bebidas.
Uma das atrações do evento será o V Concurso de Avaliação da Qualidade da Cachaça, organizado pelo professor Douglas Franco, do Instituto de Química da USP de São Carlos. O concurso premiará as melhores cachaças do ponto de vista químico e sensorial e fornecerá ao fabricante uma visão da posição e aceitação de seu produto. O resultado será divulgado na mídia nacional e internacional.
O Conselho concluiu em agosto o programa de palestras destinadas a divulgar a Química para alunos dos níveis Fundamental e Médio. A iniciativa fez parte das ações definidas pela entidade para o Ano Internacional da Química, oficialmente comemorado em 2011.
A meta era promover 1.500 palestras em todo o Estado, mas o interesse das escolas foi tão grande que o programa precisou ser estendido para 2012. Assim, foram realizadas 2.710 palestras em 581 escolas, alcançando um público de 192.326 estudantes.