Anuidades – Considero um absurdo os valores das anuidades. Gostaria de saber qual seria o piso de nossa categoria. E, com relação aos cursos promovidos pelo Conselho, porque não realizar alguns em Presidente Prudente?
Tecnólogo José Marcos Gavioli
Regente Feijó/SP
As anuidades são definidas pelo Conselho Federal de Química, não havendo influência dos regionais neste assunto. Salários e outras questões trabalhistas devem ser verificados com o Sindicato dos Químicos de São Paulo (www.sinquisp.org.br). A programação de cursos inclui cidades do Interior que concentram número significativo de profissionais e que possuem escritórios do CRQ-IV.
Treinamentos - Vi no site informações sobre o treinamento “Validação Analítica para Ingredientes Cosméticos”, em parceria com o Sinquisp. Gostaria de saber se há a possibilidade de esse curso vir para a região de Campinas e se poderão ser realizados outros sobre validação analítica para a indústria farmacêutica.
Bacharel em Química Fabiana Gerondi
via Facebook
Os cursos em parceria com o Sinquisp são realizados exclusivamente na Capital, na sede do CRQ-IV. Entretanto, este e outros temas podem vir a ser abordados em minicursos, que também são ministrados em cidades do Interior. A realização dos minicursos em 2013 ainda depende da viabilização de patrocínio.
Parcelamento – Vocês deveriam publicar sobre o parcelamento da anuidade. Só fiquei sabendo via e-mail, pois mandei como sugestão o parcelamento e me responderam que isso é possível. Mas também quero deixar o meu protesto sobre a anuidade abusiva de 2013, pois vocês não exigem que as empresas nos paguem o piso salarial.
Téc. em Saneamento Ana Paula Unti
via Facebook
A informação sobre o parcelamento foi publicada. Está no artigo 7º da Resolução 247/2012, disponibilizada na seção “Histórico da Legislação” de nosso site. O link para esta resolução também consta da notícia que divulgou os valores das anuidades, publicada em 29 de novembro de 2012. Na época, foi colocada uma chamada para o assunto na página principal do site. Com relação à questão salarial, reforçamos que esta é uma atribuição dos sindicatos.
Transparência - Não recebi a prestação de contas do Conselho de 2012. Acredito que todos que são obrigados a pagar a anuidade gostariam de saber se vocês estão gastando bem ou não esse dinheiro.
Eng. Químico Ricardo Ribeiro da Silva
via Facebook
A legislação em vigor não prevê o envio da prestação de contas, mas a sua publicação na internet. O CRQ-IV divulga essas informações na seção “Transparência Pública” de seu site. O balanço patrimonial de 2012 será publicado em abril. Esclarecemos que os valores arrecadados são usados basicamente para garantir a infraestrutura necessária aos serviços de fiscalização.