Guarujá é um dos destinos turísticos mais procurados do litoral paulista. Atualmente com cerca de 300 mil habitantes, a cidade é governada por uma Profissional da Química, a Bacharel com Atribuições Tecnológicas Maria Antonieta de Brito, 44 anos, filiada ao PMDB. Depois de se habilitar como Técnica em Química, de 1991 a 1996 fez o bacharelado e a licenciatura na Universidade Santa Cecília, em Santos.
“Desde criança, tinha o desejo de ser cientista. Sempre participei de olimpíadas e feiras de ciências e, quando tive a oportunidade, optei pela Química por querer trabalhar com pesquisa”, conta Maria Antonieta. Começou a carreira como estagiária do projeto “Praia Limpa”, mantido pela Petrobras. Posteriormente, trabalhou nas empresas SGS do Brasil e Cosipa (atual Vale).
“Trabalhei em pesquisa de microbiologia de alimentos na Universidade Católica de Santos, lidando com análises químicas e biológicas. Passei também pela Politécnica da USP, em Cubatão, nos cursos cooperativados de Engenharia Química, de Produção e de Computação”, relata. Como professora, lecionou na Escola Técnica Municipal 1º de Maio, no Guarujá, ministrando aulas de Química e Meio Ambiente.
Maria Antonieta também possui no currículo uma graduação em administração escolar e orientação pedagógica e uma especialização em Planejamento de Cidades pela Universidade de San Diego (EUA).
Palanques - O interesse pela política começou na adolescência quando, aos 16 anos, ela se filiou ao Partido dos Trabalhadores. Por aproximadamente uma década, foi assessora parlamentar da ex-deputada estadual e federal Mariângela Duarte, hoje secretária da Cultura do Guarujá. Em 2000, resolveu se candidatar a um cargo público, sendo eleita vereadora.
“Recebi estímulo de colegas de trabalho, da Igreja Católica e dos movimentos estudantil e sindical em que atuei para ser vereadora. Porém, no Legislativo, percebi que fazer leis e propor iniciativas não era o suficiente para ver as minhas ideias implantadas. Por isso, decidi que tentaria o Poder Executivo para realizar as ações que gostaria. Se pela educação ajudei a transformar a vida de meus alunos, pela política queria melhorar a vida das pessoas da cidade”, enfatiza.
Em 2001, já exercendo o mandato parlamentar, licenciou-se das aulas na escola técnica para tratar um câncer, do qual se curou em 2005. Depois de ser candidata a vice-prefeita em 2004 e a deputada estadual em 2006 (não foi eleita em ambas as tentativas), Antonieta mudou de partido em 2007 (foi para o PMDB) e, no ano seguinte, conquistou o primeiro mandato como prefeita de Guarujá, cargo para o qual foi reeleita em 2012. Para o futuro, depois de cumprir o atual mandato, projeta não apenas a permanência na militância política, como também o retorno às aulas de Química e Meio Ambiente.
Para a prefeita, o CRQ-IV “cumpre um papel preponderante na garantia dos direitos profissionais, no estímulo à pesquisa e permanente aperfeiçoamento dos profissionais da área química. Por isso, sempre estimulei os meus alunos a se registrarem no Conselho”, conclui Maria Antonieta.