Os alunos Amanda da Costa, Cainã de Oliveira e Sabrina Dorta, da Escola Técnica Estadual Drº Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga, foram os ganhadores do Prêmio CRQ-IV deste ano, na modalidade Química de Nível Médio. Na modalidade Química de Nível Superior, o ganhador foi o aluno Andrei Sakai, do curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal de São Paulo, da cidade de Diadema. A aluna Luana Cecilia Mello Cantagesso, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, ganhou na modalidade Engenharia da Área Química. O Plenário do CRQ-IV deliberou por não conceder o Prêmio CRQ-IV na modalidade Química de Nível Superior com Tecnologia, possibilidade prevista no regulamento do concurso.
O Prêmio CRQ-IV é um concurso público que tem por finalidade estimular a pesquisa entre os estudantes de cursos técnicos e superiores da área química, ministrados no estado de São Paulo. Para participar, eles devem apresentar trabalhos sobre qualquer tema relacionado à química. As pesquisas devem ser desenvolvidas sob a orientação de um professor ou de um profissional que atue na área focada pelo trabalho. O autor (ou autores) do trabalho vencedor em cada uma das quatro modalidades recebe R$ 10 mil e um certificado. O orientador (ou orientadores) do trabalho também ganha um certificado e a importância de R$ 4,6 mil. Dos valores são descontados os impostos. A entrega ocorrerá no dia 13 de setembro, durante cerimônia na sede do Conselho.
Para conquistar o prêmio, o grupo da Escola Técnica Estadual Drº Adail Nunes da Silva precisou superar 26 concorrentes. A modalidade Química de Nível Médio foi a que teve o maior número de inscritos, vários deles com forte tradição no concurso. A professora Célia Labibe Abud, orientadora do trabalho intitulado "Obtenção de celulose a partir de cascas do coco verde (cocos nucifera)", disse que o reconhecimento chegou num momento crucial para o curso Técnico em Química da escola, que pode ser extinto em função do pequeno número de alunos. A expectativa é de que a notoriedade proporcionada pelo Prêmio CRQ-IV ajude a atrair o interesse dos jovens da região. Os alunos Cainã de Oliveira e Sabrina Dorta prestaram vestibular no final do ano passado e já estão estudando Química na USP de Ribeirão Preto.
Buscar o reconhecimento do Conselho e ter uma oportunidade para divulgar o trabalho foram as razões que motivaram representantes da Universidade Federal de São Paulo a se inscreverem, disse o professor Luciano Caseli que, juntamente com a professora Laura Oliveira Péres Philadelphi, orientou Andrei Sakai na produção da pesquisa "Síntese e caracterização de filmes nanoestruturados de Langmuir-Blodgett de derivados de poli-(p-fenileno vinileno) (PPV)". Ao falar sobre as contribuições que o trabalho apresentado poderá dar para o desenvolvimento de materiais poliméricos, Caseli afirmou que a pesquisa investigou a formação de um filme fino à base de polímeros condutores, o que é fundamental para o desenvolvimento de dispositivos optoeletrônicos.
“Processo irradiado por micro-ondas para produção de biodiesel” é o título do trabalho de Luana Cecilia Mello Cantagesso. O estudo foi feito sob a orientação do professor Luiz Alberto Jermolovicius, que marca em 2013 sua segunda conquista do prêmio como orientador. A primeira ocorreu em 2009. Segundo ele, a seriedade do trabalho do CRQ-IV e a preocupação em prol do progresso da Química foram os fatores que o estimularam a voltar a participar do concurso. Segundo o professor, "o Prêmio CRQ-IV é um reconhecimento do esforço e dedicação do aluno em superar a si mesmo, vencendo os desafios tecnológicos que o trabalho experimental traz. Vencer este Prêmio é ter reconhecido o seu nível de excelência".