Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conciliações - Audiências equacionam dívidas


Perto de 80% das execuções fiscais são resolvidas mediante acordos

De 20 a 22 de maio, profissionais e empresas da cidade de Guarulhos tiveram a oportunidade de equacionar débitos com o Conselho em condições especiais. Os casos, todos em fase de execução, foram supervisionados por conciliadores da Justiça Federal, assegurando rapidez, transparência e segurança aos devedores.

Um dos acordos foi firmado pelo Técnico Têxtil Wilton Nishiya, que deixou de pagar a anuidade a partir de 2006 quando saiu da área química. Assim como ele, muitos profissionais acabam contraindo dívidas de anuidades por não comunicarem que deixaram a área ou que estão desempregados. Nessas situações, para que a anuidade não seja cobrada, o interessado deve pedir a suspensão do pagamento (se o motivo for o desemprego) ou o cancelamento do registro. “Inicialmente, não tinha muitas expectativas a respeito da conciliação, mas foi possível chegar a um entendimento”, contou Nishiya.

Outro beneficiado pelas condições oferecidas foi Carlos Eduardo Sabino, também Técnico Têxtil. Seu débito data de 2009 e teve origem numa multa aplicada pelo Serviço de Fiscalização, que o autuou por encontrá-lo exercendo a profissão sem antes ter se registrado no CRQ-IV. “O melhor da conciliação foi resolver um problema que vinha se arrastando há muito tempo”, salientou.

Além de Guarulhos, o CRQ-IV participou neste ano de audiências de conciliação nas cidades de Bauru (13/03) e Sorocaba (03/04). Em todas elas, em torno de 80% dos casos resultaram em acordos. Outras audiências já estão marcadas para Araçatuba (26/06) e Campinas (30/10).

“As estatísticas são animadoras, mesmo nas comarcas do Interior. Essa alternativa se constitui em um avanço significativo para todos os envolvidos, o que representa uma economia de tempo e de recursos”, avaliou a advogada Catia Sashida, gerente do Departamento Jurídico da entidade.

O CRQ-IV foi um dos primeiros conselhos profissionais a aderir às conciliações ao firmar, em setembro do ano passado, um termo de cooperação com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-SP). Organizadas pelas Centrais de Conciliação, as audiências objetivam criar um ambiente propício ao rápido entendimento entre as partes para abreviar o tempo de tramitação dos processos, o que impede a elevação das dívidas.

A proposta desta iniciativa é oferecer aos devedores acordos que estejam dentro de seus orçamentos visando a liquidação do débito, evitando, por exemplo, que tenham bens penhorados. Ao fazerem acordos, os devedores dão um passo importante para restabelecer seu crédito na praça.

Contato - Os profissionais ou empresas com processos em andamento e que tenham interesse em conciliar, mas não foram intimados até agora, bem como os que foram intimados e não compareceram às audiências podem entrar em contato com o Departamento Jurídico do Conselho pelo e-mail juridico@crq4.org.br ou telefone (11) 3061-6038.

O caminho para quem ainda não está com a dívida executada judicialmente e tem interesse em solucioná-la para evitar gastos maiores com processos é falar diretamente com a área financeira do Conselho. Para isso, escreva para tesouraria@crq4.org.br ou ligue para (11) 3061-6067.
 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região