Araraquara e Piracicaba terão cursos em setembro e outubro. Confirmados novos eventos para Campinas e SP
As cidades de Araraquara (21/09) e Piracicaba (26/10) serão as próximas a receberem minicursos. “Aplicação das ferramentas da qualidade” será o tema em Araraquara, enquanto os profissionais de Piracicaba e região terão a oportunidade de estudar o “Gerenciamento de passivos ambientais”. Também foram agendadas novas apresentações para São Paulo (28/09 – “Manutenção Produtiva Total aplicada às Indústrias Químicas”) e Campinas (19/10 - “Gestão estratégica de produção com ênfase em lean manufacturing”). A primeira apresentação desse treinamento ocorreu em São Paulo. Como o interesse pelo curso surpreendeu, foi agendada uma nova apresentação também para atender o pessoal do Interior.
A edição 2013 do Programa Minicursos CRQ-IV já promoveu dez treinamentos, sendo quatro na Capital e seis no Interior (Bauru, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Campinas, Santos e Ribeirão Preto). Em seu oitavo ano consecutivo, o programa prevê a oferta de cursos gratuitos focando diversos ramos da química. Além dos conteúdos, que incluem a aplicação de dinâmicas e exercícios para melhor fixação das técnicas ensinadas, os participantes recebem material didático e refeições. Podem participar do programa profissionais em situação regular no Conselho e estudantes cadastrados.
A iniciativa, que sempre contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, passou a receber este ano apoio financeiro do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp).
Já noticiada na edição anterior do Informativo, o primeiro treinamento deste ano, sobre corantes, ocorreu em 25 de maio, na cidade de Bauru.
O Químico Industrial Sérgio Antonio Gonçalves, especialista em análise de risco, emergências químicas e segurança industrial, foi o palestrante do curso de São José do Rio Preto, realizado no dia 08 de junho. Aluna daquele evento, a Bacharela em Química Giovana Gavioli Graciano, 28 anos, destacou que “a interação do instrutor com os participantes foi fundamental para o entendimento e o esclarecimento de várias dúvidas”. Ela também avaliou que ao manter o programa de minicursos “o Conselho demonstra se importar com a capacitação dos profissionais. Todos se sentem valorizados e satisfeitos por ter acesso a conhecimentos essenciais”.
Oferecer uma visão geral dos requisitos da Norma NBR ISO 14001:2004, base para implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, foi a proposta do minicurso apresentado pelo Engenheiro Químico Carlos Roberto Bernardo no dia 15 de junho, em São José dos Campos. O Técnico em Monitoramento e estudante de Engenharia Ambiental Luciano Ricardo da Silveira, de 36 anos, contou que procurava há muito tempo um curso sobre o assunto e verificou que um treinamento como o proporcionado pelo CRQ-IV não saía por menos de R$ 800,00. “Se colocarmos nessa conta as despesas com locomoção e alimentação, o valor seria bem maior”, contabilizou.
Distância – Já é uma tradição dos minicursos receberem profissionais que percorrem grandes trajetos para participar. Um dos casos que mais chamou a atenção até agora foi o de Ariane Maziero Santos, de 29 anos. Licenciada em Química, ela faz mestrado na Unesp de Ilha Solteira e se deslocou até Santos, onde no dia 13 de julho ocorreu o minicurso sobre análise instrumental – ministrado pela doutora em Química Analítica Thais Vitória da Silva Reis – percorrendo para isso 750 quilômetros. A profissional disse ter se interessado pelo treinamento por estar relacionado com sua pós-graduação, desenvolvida na área da Química dos Materiais.
O interior paulista havia sediado dois outros encontros: “Política Nacional de Resíduos Sólidos” (29/06), em Campinas; e “Biotecnologia aplicada a processos industriais” (20/07), em Ribeirão Preto.
Já na sede do CRQ-IV, em São Paulo, foram feitos quatro minicursos. Em 19 de julho, a Engenheira Química Tamara Gers Dimitrov falou sobre assuntos regulatórios para registro de cosméticos e saneantes domissanitários. Apesar de o curso ter sido muito elogiado, vários participantes pediram que, em futuras edições, seja promovido um curso para cada segmento, reivindicação que está em análise. No dia seguinte foi a vez do Bacharel em Química Cássio Giovanni abordar o gerenciamento de resíduos químicos em serviços de saúde. A adoção da chamada “manufatura enxuta” como ferramenta para gerenciar a produção foi o assunto apresentado pela Bacharela em Química Giovana Povia Girotto, no dia 27 daquele mês, e que será reapresentado, em outubro, na cidade de Campinas. Finalmente, nos dias 09 e 10 de agosto, ocorreu o minicurso cujas vagas foram preenchidas poucas horas após as inscrições terem sido abertas: “Polímeros termoplásticos, termofixos e elastômeros: características e ensaios de laboratório”, apresentado pelo Químico Industrial Odair José Morassi.
Para agosto estavam agendados minicursos paras as cidades de Sorocaba (dia 17 - “Gerenciamento de resíduos sólidos – da geração à destinação”) e Santos (dia 24 – “Desafios e oportunidades para os químicos no pré-sal”).
O CRQ-IV continuará buscando viabilizar a inclusão de mais minicursos para este ano. Clique aqui para acompanhar as novidades.