Possuir uma pós-graduação é hoje quase um requisito básico para quem ambiciona progredir na carreira. Como as opções são várias, muita gente acaba com enormes dúvidas sobre o que fazer. Um mestrado representará um diferencial muito superior ao proporcionado por um MBA ou uma especialização? Vale a pena investir num doutorado? A matéria de capa desta edição objetiva responder a perguntas como essas.
A antiga luta pelo cumprimento da legislação que obriga a contratação de Profissional da Química para responder pelo tratamento de água das piscinas de uso coletivo volta a ganhar força. No mês passado, foi apresentado na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei buscando disciplinar o assunto, iniciativa que é detalhada nesta edição.
Um dos ícones do ensino de química no Brasil, o professor Victor Nehmi morreu dia 2 de agosto, em São Paulo. Este número traz um pequeno relato de sua história de vida.
Leitores
Para participar desta seção escreva para crq4.informativo@gmail.com
Campanha – A última edição do Informativo trouxe uma matéria sobre o “Agita Saúde”, que incluiu foto do governador Geraldo Alckmin. Estranho isso, em plena campanha eleitoral, já que o assunto tinha pouco a ver com a atuação do governador. Meu questionamento é se o Informativo também dará espaço para outros candidatos.
Antonio Roberto da Silva - Rio Claro
Ao contrário de sua afirmação, a matéria teve relação direta com ações do governo, uma vez que tratou de uma campanha organizada pela Secretaria Estadual de Saúde. Este Informativo, logicamente, não noticiaria a ação se ela não incluísse a participação direta do CRQ-IV, cujo estande foi visitado pelo governador.
Minicursos – Por que o Conselho não programou minicursos neste ano?
Emilia de Almeida – Votorantim
André Luiz de Godoy – Bom Jesus dos Perdões
Os minicursos não foram realizados por razões administrativas e financeiras. A direção do Conselho estuda alterações no programa com vistas a retomá-lo.
Ariane – Vários leitores enviaram mensagens com elogios ao esforço de Ariane Cantuária da Silva, que superou as dificuldades impostas pela surdez severa que possui e formou-se em Engenharia Química. Para esses profissionais, a dedicação dela é inspiradora e merece ser reconhecida. A história de Ariane foi contada na edição nº 127 do Informativo.