Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2014 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Engenharia - Associação elege nova diretoria


CRQ-IV

  Maria Cristina comandará a entidade até 2016

Prestes a completar 40 anos de fundação, a Associação Brasileira de Engenharia Química (Abeq) iniciou um novo período administrativo em agosto. No biênio 2014-2016, a entidade terá como diretora-presidente Maria Cristina Silveira Nascimento, de 43 anos, que assume no lugar de Edson Bouer.

"Em uma associação de projeção nacional e até internacional, com quatro décadas de vida e por onde passaram presidentes ilustres, encaro [dirigi-la] como uma grande oportunidade de colocar em prática os meus anseios em prol da entidade e da Engenharia Química”, afirma Maria Cristina. Engenheira Química formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1994, trabalhou inicialmente nos segmentos petroquímico e alimentício. Mudou-se para São Paulo e passou a atuar na área de processos da Oxiteno, onde atualmente é gerente de produção na unidade de Mauá.

A missão da Abeq é congregar profissionais, instituições de ensino e empresas para desenvolver a Engenharia Química no Brasil. “Neste sentido, a entidade busca manter-se comprometida e atualizada com as necessidades dos profissionais, acadêmicos e indústrias, visando fortalecer as relações e atender às novas dinâmicas existentes entre essas esferas. Intensificar a interação, fomentar ações conjuntas e expandir o número de sócios são alguns dos desafios que teremos pela frente”, ressalta.

Os planos para a comemoração do aniversário de 40 anos da Abeq incluem a criação de uma logomarca e de um selo comemorativo eletrônico, eventos culturais e a organização de uma sessão solene para homenagear os principais colaboradores e parceiros da entidade.

Ampliação – Para Maria Cristina, a promoção de cursos, eventos e a publicação de periódicos podem contribuir para o crescimento da base de associados (hoje são cerca de 700), já que tanto o número de profissionais quanto de estudantes vem aumentando no País. O número de cursos de Engenharia Química, diz, saltou de 55, em 2003, para 105, em 2012.

A associação organiza eventos como o Congresso Brasileiro de Engenharia Química (Cobeq) e o Encontro Brasileiro de Engenharia Química (Enbeq), além de editar o Brazilian Journal of Chemical Engineering, a Revista Brasileira de Engenharia Química e um boletim eletrônico. Todas essas iniciativas são vistas pela nova diretora-presidente como essenciais para aproximar a entidade dos profissionais do setor.

Para Maria Cristina, a longevidade da Abeq passa pela manutenção de um bom relacionamento com estudantes e professores: o docente como formador do profissional da Engenharia Química e o aluno, futuro profissional e potencial associado.

Sediada em São Paulo, a Abeq possui regionais nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia e Pará. Seu site é o www.abeq.org.br.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região