A adesão aos cursos gerais e específicos de Responsabilidade Técnica do CRQ-IV teve um crescimento em 2014. No total, 1.379 profissionais compareceram aos 52 treinamentos realizados, dos quais 44 forneceram uma visão geral do assunto e oito trataram de áreas específicas (alimentos e bebidas, cosméticos e saneantes). Em 2013, foram 1.276 profissionais em 42 treinamentos (34 gerais e oito específicos).
Os cursos foram promovidos na Capital, na sede do CRQ-IV, e nas cidades do Interior onde o Conselho mantém escritórios de atendimento (Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba).
Lançados em 2012, quando tiveram a participação de 980 profissionais, os treinamentos integram a estratégia do CRQ-IV que prioriza ações educativas de prevenção à ocorrência de infrações à legislação profissional, auxiliando dessa forma na capacitação dos Profissionais da Química.
Os cursos apresentam a legislação que regula a Responsabilidade Técnica, mostrando os direitos, deveres e as implicações administrativas, civis e criminais a que estão sujeitos os profissionais que aceitarem assumir essa função. Também são feitos estudos de casos, o que facilita a identificação de erros e a discussão de medidas preventivas.
Esses treinamentos são abertos apenas aos profissionais em situação regular no CRQ-IV. Clique aqui para acompanhar a programação e fazer sua inscrição. As inscrições são gratuitas, mas daqueles que se inscrevem e não comparecem sem prévio aviso é cobrada uma taxa de R$ 100,00, destinada a cobrir as despesas com apostila e coffee break.
Programa atende a quatro mil estudantes
Cerca de 4 mil estudantes de Ensino Fundamental II e Médio compareceram às 130 palestras realizadas em escolas paulistas pelo Programa de Divulgação da Química (PDQ) em 2014. A iniciativa do Conselho, lançada pela primeira vez no Ano Internacional da Química, em 2011, e retomada dois anos depois (quando foram realizadas 70 palestras), visa mostrar a Química de uma maneira diferente, salientando sua forte presença no cotidiano e apresentando-a como uma opção de carreira profissional.
As palestras, que têm duração média de 40 minutos, são gratuitas e estão disponíveis nas cidades onde o Conselho dispõe de palestrantes colaboradores. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas neste link.
Página no Facebook contabiliza cinco mil ‘curtidores’
Em 2014, o número de pessoas que “curtiram” a página do Conselho no Facebook cresceu 37,2%. De janeiro a dezembro, o contingente passou de 4.013 para 5.509, tendo alcançado 5.610 em janeiro.
O principal objetivo da página é servir como um canal a mais de divulgação das atividades do Conselho e também fazer promoções – como sorteios de livros e inscrições para eventos técnicos – que não são incluídas no Informativo CRQ-IV, principal meio de comunicação da entidade e que segue como o maior periódico nacional da área química em termos de tiragem (98 mil exemplares).