Minicursos - Programa é retomado e prevê a realização de dez treinamentos
Conforme notícias veiculadas no site, Facebook e Twitter, o Programa Minicursos CRQ-IV foi retomado em setembro. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, até o fechamento desta edição haviam sido realizados dois treinamentos na Capital. Estão programados mais oito eventos até novembro, sendo um em Santos e os demais no interior de São Paulo. Confira a agenda.
Os cursos ocorridos em setembro (veja reportagem abaixo) versaram sobre validação de metodologias analíticas e programas de gerenciamento de risco. Já os treinamentos previstos para outubro e novembro serão focados nas áreas de meio ambiente, gestão de qualidade em laboratórios, tratamento de água e análise sensorial.
Dependendo de alguns fatores ainda em negociação, é possível que outros cursos sejam inseridos na agenda deste e do próximo ano. Por isso, se tiver interesse de participar de treinamentos de qualidade e gratuitos, visite periodicamente o site do Conselho e siga as páginas da entidade nas redes sociais.
Criado em 2006, o Programa Minicursos CRQ-IV é composto por cursos gratuitos, com cerca de 7 horas de duração, que abordam temas relacionados à química e ao desenvolvimento profissional. Podem participar profissionais em situação regular na entidade, inclusive desempregados. Em alguns casos também é permitida a participação de estudantes de cursos técnicos e superiores.
Orientações básicas para a validação de metodologias analíticas
Fotos: CRQ-IV
O evento que abriu a edição 2015 do Programa Minicursos CRQ-IV ocorreu no dia 16 de setembro e reuniu 29 profissionais. Além de destacar os conceitos e normas sobre tema, o instrutor João Cristiano Ulrich, do Ipen/USP, mostrou exemplos de planejamento e de uso de validações em laboratórios de ensaio.
Muitas empresas pedem conhecimentos em validação, tema envolve diversos assuntos, como estatística, disse a participante Bruna Correia, Bacharel em Química. Para ela, o treinamento organizado pelo Conselho forneceu uma base importante para quem pretende se aprofundar no assunto.
Para o Técnico Rodrigo Juliano Pellini a participação no minicurso ampliou as chances de encontrar uma nova oportunidade de atuar na área.
Pellini: minicurso aumenta chance de recolocação
Bruna: base para aprofundamento no assunto
Programa de gerenciamento de riscos para a prevenção de acidentes
Apresentado pelo Bacharel Ricardo Rodrigues Serpa, diretor executivo da ITSEMAP, empresa do Grupo Mapfre que atua na área de segurança industrial, o minicurso que focou a questão dos PGRs ocorreu no dia 18 de agosto, na sede do Conselho, e também reuniu 29 participantes.
Destinado a profissionais cujas atividades envolvam riscos associados ao manuseio, processamento ou transporte de produtos químicos perigosos, o curso relatou os grandes acidentes industriais, suas causas e apresentou conceitos de programas destinados a mitigar esses eventos.
"Tenho interesse em aplicar os conhecimentos no cotidiano da empresa, tornando-a mais segura na adequação dos depósitos de produtos químicos. Tendo uma base em análise de riscos, é possível realizar treinamento de pessoal", avaliou a participante Elizabeth Fontana Cerico, Bacharel em Química e Responsável Técnica na empresa BBosch, de Jundiaí.
"Fiz o curso de Responsabilidade Técnica do Conselho em agosto deste ano e agora, com este minicurso, quero agregar mais conhecimentos em segurança, já que é algo obrigatório para quem vai trabalhar em uma indústria", comentou a Técnica em Química Damaris Santos, que busca uma oportunidade no mercado.
Elizabeth e Damaris estiveram entre os participantes
Clique aqui para ler mais notícias sobre os minicursos.