Selo de Qualidade - Curso da Escola Técnica Oswaldo Cruz conquista recertificação
Alex Silva
Marielza Kato, coordenadora pedagógica; Carlos Eduardo Querido, diretor; Auzébio Valvassori Filho, professor; Andrea Mariano, CRQ-IV; e Laércio Machado, coordenador
O curso Técnico em Química da Escola Técnica Oswaldo Cruz, da Capital, recebeu no dia 3 de outubro a placa do Programa Selo de Qualidade CRQ-IV alusiva à sua recertificação, válida desde 22 de junho pelos próximos três anos. A entrega foi realizada na própria instituição pela Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora da Comissão de Ensino Técnico do Conselho, responsável pelo programa.
A placa foi recebida pelo professor Laércio Marques Machado, coordenador do curso, certificado pela primeira vez em 2012. Ao Informativo, o docente ressaltou o diferencial conferido pelo Selo de Qualidade e a importância da revisão constante dos procedimentos didáticos. “É sempre necessário olhar o curso de forma crítica. Tanto a certificação quanto a recertificação reforçam tal procedimento”, afirmou.
O professor destacou também a divulgação do Selo feita pela escola aos alunos, principalmente por meio de palestras, e também às empresas da área química interessadas na captação de potenciais estagiários.
Os cursos certificados com o Selo são relacionados em página exclusiva do site do Conselho. Clique aqui para obter detalhes sobre o programa.
HISTÓRICO – O curso Técnico em Química da Oswaldo Cruz é o mais antigo da América do Sul que ainda está em atividade, tendo sido criado nos anos 1950 pelo professor Mário Bruno Capuani com o nome de “Curso Técnico em Química Industrial”. O projeto foi aprovado pelo então diretor da escola, o professor Oswaldo Quirino.
Em 1967, Quirino e Capuani ampliaram o projeto e criaram dois cursos de nível superior (Química Industrial e Engenharia Química). Assim foi fundada a Escola Superior de Química, que atualmente também possui outros dois cursos na área: Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental. Em 1968, foram lançados os cursos de Bacharelado e Licenciatura, ministrados pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Dessa forma, o complexo Oswaldo Cruz consolidou-se como a instituição de ensino que mais forma profissionais da Química no Brasil.