Em Santos, Ferreira discutiu com os profissionais as recentes mudanças na NR 20
Foi concluída no dia 13 de novembro, em Campinas, a edição 2015 dos Minicursos CRQ-IV. Novamente com o patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF), o programa começou em setembro e previa a realização de dez treinamentos, dos quais sete ocorreram. Apesar dos três cancelamentos, a iniciativa conseguiu beneficiar mais de 200 profissionais. Além do treinamento, o programa ofereceu gratuitamente material didático e refeições aos participantes.
Depois de ter ficado suspenso no ano passado, os minicursos foram retomados em setembro com dois treinamentos na sede do CRQ-IV. “Orientações básicas para validação de metodologias analíticas” foi o tema apresentado, no dia 16, por João Cristiano Ulrich, doutor em Tecnologia Nuclear de Materiais do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN. No dia 18, foi a vez de Ricardo Rodrigues Serpa, diretor executivo da ITSEMAP do Brasil Serviços Tecnológicos, que falou sobre a importância dos programas de gerenciamento de risco para a prevenção de acidentes em instalações industriais.
Em Santos, no dia 03/10, o Engenheiro Químico Nivaldo Bernardo Ferreira, que é Especialista em Gestão Ambiental e Portuária, apresentou o minicurso “Entendendo a nova versão da NR 20 - Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis”.
Profissionais participam de aula prática do minicurso sobre aromas e fragrâncias realizado em Campinas
Campinas – por ser a segunda maior cidade do Estado em número de profissionais da química – sediou dois treinamentos. O primeiro, no dia 22 de outubro, discutiu a legislação pertinente ao licenciamento ambiental de atividades industriais. A apresentação ficou a cargo do Engenheiro Químico e ex-diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente daquela cidade, João Henrique Castanho de Campos.
“Análise sensorial na indústria de aromas e fragrâncias”, foi o tema do segundo evento, ocorrido em 13 de novembro. Além da apresentação de conceitos teóricos, o minicurso apresentado pela Técnica em Química, Farmacêutica Bioquímica e Especialista em Cosmetologia Renata Aparecida Cerqueira incluiu aulas práticas para que os participantes pudessem conhecer e identificar as principais famílias gustativas e olfativas.
Doutor em Química Analítica e professor do Instituto de Química da USP de São Carlos, Igor Renato Olivares foi o apresentador do minicurso “Introdução à gestão de qualidade de laboratórios”, ocorrido no dia 7 de novembro, em São José do Rio Preto.
O tratamento da água usada para abastecer caldeiras e torres de resfriamento foi o assunto do minicurso realizado dia 10 de novembro, em Piracicaba. Conduzido pelo Bacharel em Química e Engenheiro Ambiental Vladimir de Sá, o treinamento abordou, entre outros pontos, os tratamentos químico e biológico, explicou suas finalidades e apresentou estudos de caso.
Os minicursos programados para São José dos Campos (Operação e controle de estações de efluentes domésticos), Araraquara (Empreendedorismo) e Araçatuba (5S - Ferramenta como base para o crescimento), todos previstos para outubro, não puderam ser realizados em razão de não terem alcançado o mínimo de 20 inscritos.
Reportagens - Clique aqui para acessar as reportagens feitas durante os treinamentos. Elas incluem vídeos, entrevistas e os resultados das pesquisas de satisfação feitas ao final de cada evento.
O Conselho pretende dar continuidade aos minicursos em 2016. Para tanto, já iniciou tratativas com a Caixa Econômica Federal com vistas à renovação do patrocínio.