Controle de Pragas - Seminário discutiu importância da Responsabilidade Técnica
iStockPhoto
O Conselho foi um dos apoiadores do 6º Seminário para Responsáveis Técnicos da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag), realizado nos dias 18 e 19 de novembro, na sede da entidade. O tema do evento foi “A importância do Responsável Técnico no Manejo Integrado de Vetores e Pragas Sinantrópicas Nocivas”.
CRQ-IV
Lopes representou o Conselho
O CRQ-IV foi representado pelo Engenheiro Wagner Contrera Lopes, gerente de Fiscalização da entidade. Segundo afirmou, a Responsabilidade Técnica é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa e uma garantia de qualidade e segurança para o consumidor. Por isso, salientou, o Conselho promove e apoia iniciativas de capacitação profissional, como as que são feitas pela Aprag.
Lopes destacou a segurança das atividades, a qualidade dos produtos e a preocupação com o meio ambiente como as prioridades de um Responsável Técnico. Cabe ao Profissional da Química que atua nessa área identificar a área a ser tratada, escolher os defensivos a serem utilizados, especificar os equipamentos e métodos de aplicação e responder pela estocagem, transporte e manipulação dos produtos. O diagnóstico da forma mais eficaz, segura e econômica de combater as infestações deve ser baseado em critérios como efetividade, toxicidade, poder residual, composição química, compatibilidade entre produtos e modo de utilização, observou.
Lopes também fez uma breve explanação sobre os trabalhos de fiscalização do CRQ-IV. “São realizadas aproximadamente 15 mil vistorias por ano nos diversos segmentos da área química. Este trabalho visa evitar que pessoas não habilitadas exerçam atividades privativas de profissionais da área e, ao mesmo tempo, garantir que a ética profissional não seja infringida”, explicou o gerente do Conselho.
Cursos de RT – O CRQ-IV ministra gratuitamente, desde 2012, cursos gerais com o tema “Entendendo a Responsabilidade Técnica” e também específicos voltados para as áreas de Alimentos e Bebidas, Cosméticos, Saneantes e, a partir deste ano, Controle de Pragas. Os treinamentos acontecem na Capital e nas cidades onde o Conselho mantém escritórios regionais.
Os cursos integram uma estratégia que prioriza ações educativas de prevenção à ocorrência de infrações à legislação profissional. Eles apresentam a legislação que regula a Responsabilidade Técnica, mostrando aos participantes seus direitos, deveres e as implicações administrativas, civis e criminais a que estão sujeitos quando aceitam assumir essa função. Também são feitos estudos de caso, o que facilita a identificação de erros e a discussão de medidas preventivas. Clique aqui para obter mais informações sobre os cursos.