Estudantes - Veja os vencedores da edição deste ano
Alunos e orientadores dividirão prêmio de R$ 58,4 mil, a ser entregue na cerimônia que o Conselho realizará em 18 de junho para comemorar o Dia do Profissional da Química; a íntegra dos trabalhos está disponível para consulta na Biblioteca do Conselho
Fotos e vídeos: CRQ-IV
Desenvolvimento metodológico: teor de umidade em chocolate via Karl Fischer
O prêmio na modalidade Química de Nível Médio foi conquistado pelos alunos Rafael dos Reis de Souza, Fernanda Cristina da Silva e Gilberto Luiz Gonçalves Jr., sob a orientação dos professores Márcio Henrique Maranhão Maia e José Carlos Mancilha, todos da Escola Senai Luiz Simon, de Jacareí. Eles desenvolveram uma nova metodologia que conferiu mais rapidez na análise de teor de umidade do chocolate.
Confira mais informações sobre o trabalho no vídeo abaixo:
Desinfecção de esgoto sanitário por filtração tangencial em membrana cerâmica
A não utilização de insumos químicos e, por consequência, a não geração dos resíduos decorrentes destes foram as inovações propostas pelo trabalho vencedor na modalidade Química de Nível Superior com Tecnologia. O estudo foi realizado pelo aluno Marcelo Rodrigo Nascimento, sob a orientação do professor Marcelo Henrique Armoa, ambos da Faculdade de Tecnologia Nilo De Stéfani, de Jaboticabal.
Confira mais informações sobre o trabalho no vídeo abaixo:
Síntese e funcionalização de nanopartículas de sílica com complexo luminescente de terra rara para aplicação em biomarcadores
Estudar o tamanho e a morfologia de nanopartículas de sílica obtidas através do processo sol-gel por meio da variação do solvente utilizado na síntese, além da obtenção de um luminóforo contendo complexos luminescentes, utilizando ligantes conhecidos como bases de Schiff, ancorados na superfície das nanopartículas foi o objetivo do trabalho vencedor na modalidade Química de Nível Superior. O híbrido final obtido pela pesquisa apresentou ótimas propriedades luminescentes, tornando-o viável para a aplicação em imageamento celular. O estudo foi realizado pelos alunos João Antonio Oliveira Santos e Alessandra Mara Garbosa Mutti, sob a orientação dos professores Sergio Antonio Marques de Lima e Ana Maria Pires, todos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente.
Confira mais informações sobre o trabalho no vídeo abaixo:
Processo mais limpo para fabricação de eteno verde via desidratação de etanol assistida por micro-ondas
Sob a orientação do professor Luiz Alberto Jermolovicius, as alunas Suzana Mayumi Yamaguchi, Bárbara Bertin Mente e Mônica Caroline Martins, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, construíram um reator de fluxo contínuo em fase vapor com leito catalítico sensível à irradiação por micro-ondas de 2,45 GHz que se mostrou capaz de produzir eteno com rendimento de 60,8%. Apesar de esse resultado superar ligeiramente o das unidades de craqueamento usuais (58%), o processo proposto pelo trabalho vencedor na modalidade Engenharia da Área da Química tem como vantagens adicionais o fato de operar sem a geração de gases do efeito estufa e consumir um volume menor de energia em razão do aquecimento seletivo das micro-ondas sobre o leito catalítico.
Confira mais informações sobre o trabalho no vídeo abaixo: