Comemoração - Dia do Profissional da Química: confira imagens da cerimônia
O CRQ-IV realizou no dia 18 de junho a tradicional cerimônia para comemorar o Dia do Profissional da Química. O evento ocorreu no auditório da sede da entidade, na Capital paulista, e reuniu 196 pessoas entre profissionais, estudantes, representantes de associações e de instituições de ensino. Contando com o patrocínio da Qualicorp Corretora de Seguros e com suporte financeiro por parte dos Conselheiros do CRQ-IV, além da parte oficial, o encontro também incluiu uma apresentação musical feita pelo grupo de humor Os Marcheiros e um coquetel de confraternização.
No discurso de abertura da cerimônia, o Engenheiro Manlio de Augustinis, então presidente do Conselho, lembrou que em 2016 também se comemora o 60º aniversário da entrada em vigor da Lei 2.800, que em 1956 criou o Conselho Federal de Química e seus regionais. Promulgada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, a lei foi a consagração de um trabalho de convencimento político feito, sobretudo, por dirigentes do Sindicato dos Químicos do Rio de Janeiro e representou um marco decisivo para a regulamentação da profissão.
A lei atribuiu ao Sistema CFQ/CRQs o dever de legislar sobre a profissão, registrar profissionais e empresas, exercer a fiscalização e aplicar sanções administrativas aos integrantes da Classe que não observarem o Código de Ética.
Em seu pronunciamento, Augustinis também apresentou um amplo histórico sobre a trajetória da Ciência no Brasil. Lembrou que a contribuição da Química para o desenvolvimento nacional começou com a instalação, em 1532, do primeiro engenho de açúcar no litoral paulista. Citou a produção de itens mais elaborados a partir da chegada da família real, a nova era inaugurada por Francisco Matarazzo, a chegada das multinacionais e a oferta de matérias-primas proporcionada pelas refinarias de petróleo.
Apesar das crises enfrentadas, concluiu, o setor químico responde ainda por 56% do PIB industrial.
Convidados se concentraram no salão anexo ao auditório nos momentos que antecederam o início da cerimônia. No mesmo local foi servido um coquetel oferecido pelos profissionais que integram o corpo de conselheiros do CRQ-IV.
Cerimônia teve o patrocínio da Qualicorp, que enviou a representante comercial
Michelle Manchini para prestar
informações sobre os planos de saúde
comercializados pela empresa a partir de
convênio firmado com o CRQ-IV.
Em seu discurso, o então presidente Manlio de Augustinis
destacou os 60 anos de vigência da
Lei 2.800/1956 e apresentou um histórico
sobre a participação da Ciência Química
no desenvolvimento do Brasil desde a
época do Descobrimento.
Apresentação da banda Os Marcheiros. Criado em Campinas, o grupo ganhou fama nas redes
sociais e apareceu até em
programas de TV por produzir
músicas que ironizam o cenário
político nacional.
Marcelo Krokoscz, diretor do Colégio da Fundação Escola de
Comércio Álvares Penteado, da Capital Paulista,
recebeu a placa que simboliza
a conquista do Selo de Qualidade
pelo curso Técnico em Meio Ambiente.
Hans Viertler, então vice-presidente do Conselho, fez a entrega dos certificados que simbolizaram a conquista do Prêmio CRQ-IV nas modalidades Química de Nível Médio e Química de Nível Superior.
À esquerda, os professores Márcio Henrique Maia, José Carlos Mancilha, os estudantes Gilberto Gonçalves Júnior, Rafael dos Reis de Souza e Fernanda Cristina da Silva e Domingos Gonçalves da Costa Neto, diretor da
Escola Senai Luiz Simon, da cidade de Jacareí.
À direita, a professora Ana Maria Pires e os estudantes Alessandra Mara Mutti e João Antonio Oliveira Santos, da Unesp de Presidente Prudente.
Carlos Eduardo Fernandes Netto, diretor da Fatec de Jaboticabal, ao lado do professor Marcelo Armoa e do estudante Marcelo Nascimento, vencedores na modalidade Química de Nível Superior com Tecnologia.
À direita, os ganhadores na modalidade Engenharia da Área da Química: Marcello Nitz da Costa, pró-reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, o professor Luiz Alberto Jermolovicius e as estudantes Bárbara Bertin Mente,
Suzana Mayumi Yamaguchi e Mônica Caroline Martins.
Também foram premiados os estudantes Lucas Prado Vilanova e Matheus Takayasu, vencedores da Olimpíada de Química deste ano. Os prêmios foram entregues pelos professores Ivano Gutz e Luiz Catalani, da USP.