Desde o final de junho, o Conselho passou a disponibilizar em seu site a consulta on-line de seu Cadastro de Peritos. Até então, a publicação estava disponível apenas no formato PDF, que era atualizado a cada três meses. Com a mudança, as atualizações passam a ser feitas de imediato, ou seja, novos profissionais poderão ser incluídos tão logo requeiram e preencham os requisitos exigidos, assim como serão atualizados os dados – como endereço, telefones e especializações – de peritos que já se encontram no cadastro. O acesso deve ser feito a partir do banner exposto na home page do site ou pelo link http://bit.ly/29JC6Cw.
Lançado em novembro de 2014, o cadastro tem como principal objetivo oferecer ao Poder Judiciário uma relação de profissionais aptos a atuar em processos envolvendo temas na área química. Por sua complexidade, essas ações geralmente levam os juízes a recorrerem a auxiliares com formações acadêmicas específicas para ajudá-los a compreender melhor os fatos e assim deliberar com mais segurança. Além de prestar apoio aos magistrados, os peritos também podem ser contratados por empresas ou pessoas físicas que venham a necessitar da assessoria de um especialista para dar sustentação às suas demandas judiciais ou até mesmo em trabalhos extrajudiciais.
Como forma de facilitar a consulta e também para servir de orientação principalmente aos usuários pouco familiarizados com a área, os anexos que constavam nas versões anteriores do cadastro foram mantidos neste novo formato. No primeiro estão relacionados os principais segmentos econômicos onde o trabalho do Profissional da Química é imprescindível, com uma breve descrição das atividades neles realizadas. O segundo anexo informa os serviços que os integrantes do cadastro poderão prestar na perícia judicial e na assistência técnica.
INCLUSÃO – Interessados em fazer parte do Cadastro de Peritos deverão enviar e-mails para fiscaliza@crq4.org.br. Além de informar os dados pessoais, será preciso anexar um currículo que comprove experiência de pelo menos cinco anos na área em que deseja atuar como perito. Podem se candidatar apenas profissionais com formação superior e que estejam em dia com o pagamento das anuidades. Quem já faz parte do cadastro e quiser atualizar os dados deve escrever para o mesmo e-mail.