Minicursos - Programa começa com treinamento sobre impactos ambientais
Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, foi realizado no dia 11 de agosto, na sede do Conselho, o primeiro treinamento do Programa Minicursos CRQ-IV em 2016, que abordou o tema "Levantamento de aspectos e impactos ambientais". No total, se inscreveram e estiveram presentes 28 profissionais. Para este ano, estão programados outros seis cursos, sendo mais quatro na Capital e outros dois em Campinas. Clique aqui para ver a programação completa.
Participantes fizeram trabalhos em grupo
Voltado a profissionais de Nível Médio ou Superior, facilitadores, gerentes, coordenadores envolvidos em gestão da qualidade e proprietários de micro e pequenas empresas de qualquer ramo de negócio, o minicurso teve os seguintes tópicos: Levantamento de aspectos ambientais dos processos; Análise de impactos ambientais dos aspectos; Avaliação da significância dos aspectos e impactos ambientais; e Estratégia e controle operacional dos aspectos e impactos ambientais.
O instrutor foi Alexandre Navikas, Técnico em Plásticos, Químico Industrial e Pós-graduando em Ergonomia com 26 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte, sendo os quatro últimos anos atuando como empresário, instrutor e consultor na Intelekta DI em Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social e Produtividade. No vídeo abaixo, o instrutor destaca pontos relativos à avaliação de impactos ao meio ambiente.
Durante o curso, os participantes fizeram trabalhos em grupo para aplicar na prática os conhecimentos obtidos.
Oportunidade - Marcelo Simon, gestor na Opus Ambiental, aproveitou para tirar dúvidas sobre a planificação de aspectos ambientais e suas respectivas causas. "O curso tem um diferencial importante, que é o fato de estar atualizado com a Norma ISO 14001:2015", aponta ele, que prevê uma aplicação prática junto aos clientes dos conhecimentos obtidos.
Buscando uma recolocação no mercado, a Gestora Ambiental Patrícia de Lima Ferreira Moreira atualmente cursa pós-graduação em Direito Ambiental. Durante cerca de um ano, trabalhou com gerenciamento de resíduos no Hospital Albert Einstein, na Capital, onde lidou diretamente com aspectos e impactos ambientais. Para ela, o curso tornou-se tanto uma oportunidade para atualizar os conhecimentos sobre a Norma ISO 14001 quanto para reforçar o currículo. "Rever esses conhecimentos é fundamental, especialmente pela importância da ISO 14001. Sem essa certificação, as empresas perdem credibilidade perante o mercado", enfatiza.
Clique aqui para ver o resultado da pesquisa de satisfação feita ao final do treinamento.