O Plenário do Conselho aprovou, no início de outubro, as regras da edição 2017 do Prêmio CRQ-IV, destinado a estudantes. As inscrições estarão abertas no período de 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017. Clique aqui para baixar o regulamento e as fichas de inscrição.
A modalidade Química de Nível Superior passou a aglutinar os cursos Superiores de Química Tecnológica, Bacharelado e Licenciatura em Química. Os trabalhos que forem inscritos nessa modalidade, bem como os das Engenharias, deverão contemplar temas relativos a essas áreas do conhecimento. Na modalidade Química de Nível Médio, os trabalhos deverão tratar de um dos seguintes assuntos: Nanotecnologia, Biotecnologia ou Agroquímica.
A exemplo do que ocorreu nos últimos anos, será aberto no mês de novembro, o período para que os profissionais que não puderem pagar a anuidade de 2017 solicitem a suspensão da cobrança. A matéria sobre este assunto apresenta os requisitos para que o benefício seja concedido e alerta que muitos perdem a oportunidade de requerê-lo porque deixam de observar os prazos estabelecidos.
Na parte tecnológica, esta edição relata três eventos promovidos pelas comissões técnicas do Conselho em setembro, noticia a concepção de um novo reator para tratamento de efluentes de origem petroquímica e destaca o anúncio dos ganhadores do Prêmio Nobel de 2016.
Por fim, veja um resumo dos quatro minicursos ocorridos entre agosto e setembro. Com encerramento ocorrido em 14/10 – a reportagem será publicada na próxima edição –, o programa foi patrocinado pela Caixa Econômica Federal e previu a oferta de treinamentos gratuitos com um dia de duração para profissionais e estudantes em situação regular no Conselho.
Viertler recebe visita de representante da Dechema
CRQ-IV
Miers visitou Hans Viertler
O presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, recebeu a visita do Engenheiro Dieter Miers, do setor de relações internacionais da Dechema (Gesellschaft für Chemische Technik und Biotechnologie), uma entidade alemã que reúne profissionais, empresas e acadêmicos das áreas de Química e Biotecnologia. Miers, que é brasileiro e vive há 20 anos na Alemanha, está no Brasil para, em conjunto com parceiros locais, organizar e divulgar a primeira edição da Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Química e de Processos (TeQ - 2016).
Programada para o período de 8 a 10 de novembro no Riocentro (RJ), a feira objetiva, em que pese o cenário recessivo, impulsionar negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras. Segundo Miers, cerca de 30 grandes empresas da área química e fornecedores de equipamentos do exterior já confirmaram participação. A expectativa é de que o evento reúna mais de 100 expositores e dez mil visitantes.
A feira prevê ainda a realização de um congresso técnico onde serão abordados temas como Indústria 4.0, Cosméticos, Química Verde, Assuntos Regulatórios, Agrobusiness, Matérias-primas e Novos Processos Tecnológicos.
Clique aqui para ver mais detalhes sobre a TeQ-2016.