Cursos de RT tiveram mais de 1,3 mil participantes
CRQ-IV
Cursos são parte da estratégia que prioriza ações de prevenção à ocorrência de infrações
Os cursos de Responsabilidade Técnica (RT) do Conselho tiveram, em 2016, a participação de 1.321 profissionais. Destes, 1.144 compareceram aos 59 treinamentos que abordaram a importância do exercício da função de forma geral e 177 estiveram presentes aos nove cursos voltados para áreas específicas: alimentos e bebidas, controle de pragas, cosméticos e saneantes.
Houve uma ligeira queda em relação aos números de 2015, quando 1.621 profissionais participaram dos 72 cursos promovidos.
Os cursos de RT, que apresentam a legislação vigente e estudos de casos, foram promovidos na sede do CRQ-IV, na Capital, e nas seguintes cidades: Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. A iniciativa é parte da estratégia permanente do Conselho que prioriza ações educativas de prevenção à ocorrência de infrações relacionadas ao exercício profissional.
Para este ano, a novidade é a inclusão de mais um curso específico, denominado “Sistema Alternativo de Abastecimento de Água”. Segundo o Engenheiro Químico Wagner Contrera Lopes, gerente do setor de Fiscalização do Conselho, “após a crise hídrica ocorrida nos últimos anos, cresceu o número de estabelecimentos que perfuraram poços artesianos”. De acordo com a legislação, essas fontes alternativas só podem funcionar sob a supervisão de um Profissional da Química. “Por se tratar de um nicho de mercado recente para muitos profissionais, decidimos criar um treinamento específico sobre esse tema”, explicou o engenheiro.
As inscrições para os cursos de RT estão abertas e devem ser feitas por esta página. Podem participar somente os profissionais em situação regular no CRQ-IV. As inscrições são gratuitas, mas daqueles que se inscreverem e não comparecerem sem prévio aviso será cobrada uma taxa de R$ 100,00. As demais condições de participação estão detalhadas na citada página. Dúvidas devem ser esclarecidas exclusivamente pelo e-mail cursos@crq4.org.br.
Conceituação - Toda empresa da área química precisa ter um profissional habilitado perante o CRQ-IV para se responsabilizar por suas operações, o Responsável Técnico (RT). Necessariamente, o RT deve ser indicado pela empresa quando esta protocola seu pedido de registro ou quando a vaga precisa ser preenchida. A aceitação ou não do profissional indicado é atribuição exclusiva do Plenário do Conselho.
Ao aceitar tornar-se um RT, o profissional deve ter plena ciência da importância do seu cargo. Seu ocupante responde não só pela qualidade e segurança de um ou mais produtos ou serviços, mas também pela precisão das informações que chegam ao consumidor por meio de mensagens publicitárias. A função, portanto, deve ser vista como um sinônimo de autonomia na tomada de decisões que envolvam esses aspectos.
Se, no âmbito da Química, a empresa pela qual responde causar danos tanto aos demais funcionários quanto aos consumidores de seus produtos, o RT estará sujeito, juntamente com a empresa, a responder a processos civis e criminais. Na esfera do CRQ-IV, o responsável poderá ter o direito ao exercício profissional suspenso e ainda ser multado.