Editorial - Um incentivo que pode ser determinante para a carreira
Reconhecer o esforço, o interesse e a dedicação de alguém é um dos elementos que ajudam a impulsionar a busca constante pela excelência. Na essência, são esses os propósitos do Prêmio CRQ-IV. Nesta edição, o Informativo destaca novamente o concurso, que busca reconhecer o trabalho de estudantes que, com seu esforço pessoal e apoio de seus orientadores, buscam não só ingressar na profissão com alguma vantagem em relação aos concorrentes, como também sinalizam sua disposição de construir uma carreira de sucesso. Nas páginas 8 e 9, o leitor encontrará um balanço dos números apresentados este ano por esta tradicional disputa acadêmica e a relação dos trabalhos inscritos, com seus respectivos autores e orientadores.
Uma mistura bem balanceada de cerveja, balada e ciência. Essa é a fórmula do Pint of Science, um festival internacional de divulgação científica que, neste ano, acontecerá de 15 a 17 de maio no Brasil e em outros nove países. A ideia é levar para bares, restaurantes e cafés discussões que normalmente ficam restritas às salas de aula e aos laboratórios, aproximando o Conhecimento da realidade do grande público. Veja detalhes dessa iniciativa na página 10.
A preocupação da Química com o Meio Ambiente foi o tema de dois eventos realizados na sede do Conselho, noticiados nas páginas 4 e 12. Durante o V Fórum de Recursos Hídricos, e como parte das comemorações pelos 60 anos de sua criação, o CRQ-IV lançou uma edição atualizada da Cartilha de Meio Ambiente. E ao falar na abertura de um workshop que discutiu alterações na regulamentação de transporte de produtos perigosos, o presidente da entidade, Hans Viertler, salientou a importância da atuação dos profissionais da Química nesse setor com vistas, sobretudo, a garantir a segurança dos ecossistemas.
Conselho promoveu seminário sobre mercado de repelentes
O Conselho promoveu no dia 06 de abril a segunda edição do Seminário sobre Repelentes. O evento focou nas tendências em P&D, além de aspectos mercadológicos e regulatórios.
Entre os apresentadores estava a Engenheira Química Enilce Maurano Oetterer (foto), integrante da Comissão de Cosméticos do CRQ-IV. Ela apresentou o panorama do uso de repelentes no Brasil, que é o 4º maior mercado consumidor do produto no mundo, ficando atrás somente dos EUA, do Canadá e da Argentina. De acordo com a profissional, entre os fatores que afetam o mercado global estão o crescimento da incidência de doenças transmitidas por mosquitos, Conselho promoveu seminário sobre mercado de repelentes o aumento da temperatura da Terra e as ações de marketing e posicionamento estratégico das empresas fabricantes.
Também fizeram palestras o entomologista e pesquisador João Paulo Correia Gomes, que discutiu a epidemiologia de doenças como dengue e febre amarela, e o médico Anthony Wong, chefe do Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) do Hospital das Clínicas de São Paulo, que apresentou aspectos clínicos no uso de repelentes e os principais tipos disponíveis no mercado.
A próxima edição do Informativo trará mais detalhes sobre esse evento, que teve perto de 80 participantes.