Editorial - Cerimônia celebrará o Dia do Profissional da Química
Será em 30 de junho a tradicional cerimônia que o Conselho promove para comemorar o Dia do Profissional da Química. A data oficial em homenagem à categoria é 18 de junho, numa referência à publicação da Lei 2.800, que criou o Sistema CFQ/CRQs. Na mesma oportunidade, serão celebrados os 60 anos de instalação do CRQ-IV, ocorrido em 1 de agosto de 1957.
Para ampliar a divulgação dessas datas, o Conselho veiculará na edição deste mês da revista Química e Derivados o anúncio abaixo reproduzido. E no período de 15 de julho a 15 de agosto, para ressaltar a importância do Profissional da Química no contexto tecnológico nacional, o Conselho veiculará um banner no site www.quimica.com.br, mantido pela mesma editora da revista.
A cerimônia será realizada na sede do Conselho e incluirá a entrega do Prêmio CRQ-IV para estudantes, professores e representantes de instituições de ensino. Também estão previstas entregas do Selo de Qualidade para cursos mantidos por escolas da Capital e Interior. O Selo é um programa lançado há dez anos pelo Conselho é que objetiva oferecer um instrumento de identificação e certificação das escolas comprometidas com a qualidade de ensino. Por fim, a cerimônia também vai abrigar a entrega de prêmios aos estudantes ganhadores da Olimpíada Paulista de Química, disputa acadêmica voltada para alunos do Nível Médio e organizada pela seção paulista da Associação Brasileira de Química.
O Conselho cumprimenta os profissionais e estudantes e deseja que, apesar das crises política e econômica que o País atravessa, todos alcancem os objetivos que traçaram para suas carreiras.
Fórum discutiu BPFs nas indústrias de saneantes
CRQ-IV
O CRQ-IV e o Sinquisp promoveram no dia 23 de maio o “Fórum de Discussão sobre RDC nº 47/2013”, que trata das Boas Práticas de Fabricação no setor de saneantes. Voltado a profissionais da área, o encontro buscou esclarecer vários pontos da resolução editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Apesar de a normativa estar em vigor desde outubro de 2013, ainda gera várias dúvidas e dificuldades para ser totalmente implementada pelas empresas, notadamente as de menor porte, segundo avaliou o Químico Miguel Antônio Sinkunas, integrante da Comissão Técnica de Saneantes do CRQ-IV.
A primeira das várias palestras programadas para o evento foi proferida pelo Bacharel em Química Assesio Fachini Júnior (foto), gerente industrial da empresa Thech Desinfecção, de Cotia. Falando sobre a evolução das normas relativas às Boas Práticas de Fabricação, ele comentou que a RDC 47 representa “uma harmonização com o regulamento técnico do Mercosul para a fabricação de produtos saneantes, eliminando o roteiro de inspeção e tendo maior foco na avaliação de riscos e no gerenciamento da qualidade”.
Clique aqui para obter mais informações sobre o evento.