Comemoração - Evento celebrou o Dia do Profissional da Química e os 60 anos do Conselho
Fotos: Alex Silva e Felipe Rau
Com a participação de aproximadamente cem convidados, o Conselho promoveu em 30 de junho, em sua sede, a cerimônia que celebrou o Dia do Profissional da Química, cuja data oficial é 18 de junho. O evento também comemorou os 60 anos de instalação da entidade, ocorrida em 1 de agosto de 1957. Após a cerimônia, os convidados participaram de um coquetel oferecido pelo Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).
O presidente do Conselho, Hans Viertler, iniciou o discurso de abertura da cerimônia lembrando seu antecessor. “Pela primeira vez estou num lugar que, por mais de 12 anos, foi ocupado, com méritos, pelo nosso colega e ex-presidente deste Conselho, o Engenheiro Manlio de Augustinis”, disse. “Augustinis [que deixou o posto em agosto do ano passado] não pôde estar aqui hoje, mas isso não nos impede de lhe fazer uma justa homenagem”, completou.
Na sequência, Viertler comentou sobre a importância da Lei 2.800/1956, que criou os conselhos Federal e Regionais de Química, transferindo de funcionários do governo para especialistas da área a fiscalização do exercício profissional no setor. Seu discurso foi encerrado com um breve histórico sobre o Conselho e com a apresentação da campanha publicitária realizada pela entidade para comemorar as duas datas.
A campanha incluiu a publicação de anúncio sobre o Dia do Profissional da Química na revista Química e Derivados e na veiculação, até 15/08, de um banner no portal www.quimica.com.br alusivo aos 60 anos do Conselho.
A segunda etapa da cerimônia foi destinada à outorga do Selo de Qualidade para cursos mantidos por instituições de ensino que aderiram ao programa de certificação lançado há dez anos pelo Conselho. Também foi feita a entrega do Prêmio CRQ-IV aos estudantes, professores e representantes de escolas que venceram a edição 2017. Concurso voltado ao incentivo à pesquisa nos níveis Técnico e Superior, o prêmio prevê a concessão de certificados e da importância de R$ 7 mil aos alunos e de R$ 4,5 mil aos orientadores que vencerem cada uma das três modalidades em que é dividido.
Também foi feita a entrega de prêmios relativos à Olimpíada de Química, organizada pelo Instituto de Química da USP.
Confira nas páginas a seguir fotos dos principais momentos da cerimônia.