|
|
Arquivo |
|
|
|
|
|
Walter Borzani foi responsável pela instalação do CRQ-IV, em 1957
|
O Plenário do CRQ-IV estabeleceu, no dia 18 de setembro, o regulamento para a próxima edição do Prêmio Walter Borzani. As inscrições serão abertas em 1º de novembro e irão até 30 de março de 2018. Clique aqui no botão abaixo para baixar regulamento e a ficha de inscrição. O ganhador receberá um troféu, um certificado e a inscrição de seu nome na Galeria de Vencedores do concurso.
Poderá participar do prêmio o Profissional da Química com expressiva experiência em sua área de atuação e que esteja em situação regular no CRQ-IV. O candidato poderá se inscrever por iniciativa própria ou ser indicado por entidade do setor produtivo, associação ou instituição de ensino e/ou de pesquisa. No julgamento do histórico profissional, será avaliado o conjunto de atividades desenvolvidas ao longo da carreira, como declarações, entrevistas, publicações e realizações técnicas e/ou científicas, entre outras que tenham proporcionado avanços em prol da Química.
A entrega do Prêmio Walter Borzani ocorrerá durante solenidade alusiva ao Dia do Profissional da Química, comemorado em 18 de junho. A data exata do evento será definida posteriormente pelo Plenário do Conselho.
Histórico – Instituído em 2011 e entregue pela primeira vez dois anos mais tarde, o Prêmio Walter Borzani substituiu o Prêmio Fritz Feigl como a distinção concedida pelo CRQ-IV aos profissionais que, por meio de atuação na indústria ou ensino/pesquisa contribuíram para o desenvolvimento da Química. O primeiro ganhador foi Osvaldo Antonio Serra, professor da USP de Ribeirão Preto. Em 2014, o pesquisador Luiz Carlos Dias, da Unicamp, foi o contemplado. O prêmio não foi outorgado nos dois anos seguintes por não ter sido alcançado o número mínimo de inscritos. O Plenário optou por não promover o concurso em 2017.
O nome do prêmio é uma homenagem ao Engenheiro Químico Walter Borzani. Formado em 1947 pela Escola Politécnica da USP, foi membro da primeira turma de conselheiros do Conselho Federal de Química e responsável pela instalação do CRQ-IV, em 1º de agosto de 1957. Eleito conselheiro deste Regional em 1966, prestou serviços à entidade até 1969. Borzani também presidiu o Conselho Superior da Fapesp de 1973 a 1975.
Professor da Poli/USP, FEI e Mauá, concentrou suas pesquisas em biotecnologia industrial. Foi um dos fundadores da Academia de Ciências de São Paulo e integrou a Academia Brasileira de Ciências. Faleceu em fevereiro de 2008, aos 83 anos.
|