Responsabilidade Técnica - Cursos gratuitos promovidos em 2017 atraíram mais de mil profissionais
CRQ-IV
Encontros são feitos na sede do Conselho e nas cidades do interior onde a entidade mantém escritórios
Os 59 treinamentos gerais e específicos sobre Responsabilidade Técnica (RT) promovidos pelo CRQ-IV no ano passado tiveram a participação de 1.121 profissionais. Destes, 813 compareceram aos 39 cursos gerais e 308 estiveram presentes nos 20 treinamentos voltados para áreas específicas: Alimentos e Bebidas, Controle de Pragas, Cosméticos, Saneantes e Sistema Alternativo de Abastecimento de Água.
No comparativo com o ano anterior, houve uma ligeira queda no número de participantes (foram 1.321 em 2016), o que pode ser atribuído ao menor número de treinamentos realizados (ocorreram 68 no ano passado, sendo 59 gerais e nove específicos).
Uma das principais ações educativas de prevenção à ocorrência de infrações à legislação profissional mantidas pelo CRQ-IV, os cursos de Responsabilidade Técnica visam oferecer apoio na capacitação dos profissionais da área química. Desde 2012, quando foram lançados, os treinamentos já tiveram a participação de 7.698 profissionais.
Os instrutores atuam no Serviço de Fiscalização do CRQ-IV e apresentam a legislação que regula a Responsabilidade Técnica, mostrando aos participantes seus direitos, deveres e as implicações administrativas, civis e criminais a que estão sujeitos ao aceitarem assumir essa função. Também são feitos estudos de caso, o que facilita a identificação de erros e a discussão de medidas preventivas.
INSCRIÇÕES – A grade de cursos deste ano e o formulário de inscrição estão disponíveis neste link. Estão previstos treinamentos na sede do CRQ-IV em São Paulo e também nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba, onde a entidade possui escritórios regionais.
As inscrições são gratuitas, mas daqueles que se inscreverem e não comparecerem sem prévio aviso será cobrada uma taxa de R$ 100,00. As demais condições de participação são detalhadas no formulário. Em caso de dúvidas, escreva para cursos@crq4.org.br antes de preencher os dados. Não serão prestadas informações sobre o assunto por telefone ou páginas do Conselho no Facebook ou Twitter.
AUTONOMIA – Toda empresa química precisa ter um profissional habilitado para se responsabilizar por suas operações, o Responsável Técnico (RT), que deve ser indicado pela empresa quando esta formula seu pedido de registro no Conselho ou quando a vaga precisa ser preenchida. A aprovação do indicado é atribuição do Plenário da entidade.
Ao aceitar tornar-se um RT, o profissional deve ter plena ciência da importância do seu cargo. Seu ocupante responde não só pela qualidade e segurança de um ou mais produtos ou serviços, mas também pela correção das informações que chegam ao consumidor. A função, portanto, deve ser vista como um sinônimo de autonomia na tomada de decisões que envolvam tais aspectos. Clique aqui para obter mais detalhes sobre este assunto.