Larissa Camargo
|
Fabiano Costa
|
|
|
Jessica: bolsa para curso da Abeq
|
Ana: iniciativas viabilizam capacitação
|
Profissionais ganharam bolsas para cursos, inscrições para eventos e livros
Os 36 sorteios realizados por meio de parcerias ao longo de 2017 pelo Conselho distribuíram prêmios no valor total de R$ 49.517,80, a maior parte (R$ 38.415,00) relacionada a concessões de bolsas integrais e parciais para cursos na área química. Do total de 70 profissionais contemplados, 46 são mulheres e 24 homens. No comparativo com 2016, houve uma diminuição expressiva de todos os indicadores, um provável reflexo do panorama econômico desfavorável no País, que fez muitas empresas e associações diminuírem seus investimentos em acordos desse tipo (confira abaixo o quadro comparativo).
Com relação às bolsas para cursos, foram 33 profissionais sorteados (22 mulheres e 11 homens). Destes, 25 receberam descontos e oito tiveram a totalidade da inscrição custeada pela empresa/entidade parceira. Foi o caso, por exemplo, da Engenheira Química Jessica Lenço Bosso, 27 anos, de Itapira. Ela ganhou uma bolsa integral para o curso “Sistemas de Alívio de Pressão”, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Química (Abeq).
Registrada no CRQ-IV desde o ano passado, Jessica passou a acompanhar o site e as redes sociais da entidade e logo se interessou pelo treinamento da Abeq, uma das tradicionais parceiras do Conselho. “A iniciativa é excelente, pois ajuda profissionais que não têm condições de arcar com os custos. É um incentivo para a busca do conhecimento”, elogiou a profissional, que utiliza as competências adquiridas no curso em suas atividades como analista de laboratório em uma usina sucroalcooleira do interior paulista.
CRQ-IV
|
|
Aryel: forma de obter renda extra
|
O Bacharel em Química Tecnológica Aryel Heitor Ferreira, 28 anos, de Santos, fez o curso sobre perícias judiciais realizado na cidade pela Rui Juliano Perícias. Ele soube da promoção por meio do Informativo, do qual é leitor desde 2012. Com as informações obtidas no treinamento, ele avalia que possui o necessário para ingressar nesse mercado como forma de suplementar a renda mensal. “Os Profissionais da Química ganham possibilidades de obter formação adicional em diversas áreas, inclusive as que são menos exploradas pela categoria”, destaca.
Aryel é doutorando em Tecnologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e realiza pesquisas com radiofármacos para diagnóstico de câncer de mama no Centro de Medicina Nuclear da Faculdade de Medicina da USP. A pesquisa encontra-se na fase pré-clínica, com testes in vitro em linhagens de células tumorais e em modelos animais de tumor de mama.
Para a Engenheira de Materiais Ana Clara Ferraretto, 25 anos, de Bragança Paulista, as parcerias do CRQ-IV também são alternativas interessantes para o aprimoramento profissional. Ela cita como exemplo o acordo com a consultoria Intertox, que promove cursos na área de Segurança Química nas dependências do Conselho e oferece, há uma década, bolsas de estudo com descontos aos registrados na entidade.
Em 2017, Ana Clara recebeu o subsídio para fazer o treinamento sobre determinação de número ONU e elaboração de ficha de emergência e envelope para transporte de produtos perigosos. “Os cursos divulgados são extremamente pertinentes às diversas indústrias químicas e as bolsas viabilizam a capacitação”, aponta a Engenheira que, em decorrência da participação no curso da Intertox, assumiu novas responsabilidades na empresa em que trabalha como Supervisora de Produtos e Processos, a multinacional francesa Socomore, do ramo de tratamento de superfície.
Ela relata que passou a acompanhar as divulgações do CRQ-IV ao se graduar, em 2016. Na ocasião, tinha dúvidas sobre em qual conselho deveria se registrar. Pesquisando neste site, encontrou acima na aba "Profissionais” a seção Engenheiros, com informações sobre a necessidade de registro nos CRQs de todos os engenheiros com formação na área química.
|
RACINE – “Acredito que conhecimento nunca é tempo perdido e nem ocupa espaço. Posso não colocar hoje em prática o que aprendi, mas tenho os conhecimentos adquiridos para futuramente ou quando necessário serem compartilhados”, define a Tecnóloga em Polímeros Thais Luana Consoni Costa, 25 anos, de Mauá. Assistente de Metrologia na Alpax, fabricante de produtos para laboratórios, ela participou do curso intensivo “Desenvolvimento de Produtos Domissanitários”, promovido pelo Instituto Racine, que mantém com o CRQ-IV um convênio de cooperação educacional renovado anualmente visando a realização de sorteios de bolsas parciais (50% de desconto) para cursos de pós-graduação, intensivos e de educação continuada.
Outra beneficiada pelo mesmo convênio foi a Técnica em Química Dafne Campos Batistella, 28 anos, de Diadema, que participou do treinamento intensivo sobre assuntos regulatórios de produtos e empresas na área cosmética. “O curso oferece um conteúdo específico para minha área que não se encontra em nenhuma faculdade. Também agrega mais conhecimentos para a carreira e permite resolver problemas no meio profissional”, enfatiza. Responsável Técnica na empresa Keep Commerce, atualmente ela cursa Tecnologia em Cosméticos na Fatec de Diadema.
Com a bolsa integral obtida para fazer o curso “Segurança de Alimentos na Indústria de Embalagens”, ministrado pela Alimentar Consultoria, o Engenheiro Químico Luís Henrique de Freitas, 53 anos, residente na Capital, agregou conhecimentos para suas pesquisas com produtos químicos na Oxiteno. “A iniciativa do Conselho é excelente por permitir uma participação maior de profissionais em cursos”, avalia.
EVENTOS – A quinta edição do Congresso Analitica Latin America, realizada pela NürnbergMesse Brasil, foi um dos eventos com os quais o Conselho manteve parceria em 2017. “Tive uma incrível oportunidade de conhecer profissionais e linhas de pesquisa das mais variadas, o que certamente agrega muito à trajetória profissional. O aproveitamento de um congresso como esse irá repercutir por muito tempo ainda”, acredita a Tecnóloga em Cosméticos Aline Cristina Ribeiro, 33 anos, de São Paulo.
Técnica em Alimentos, Cybele Pacheco dos Santos, 44 anos, aproveitou a inscrição gratuita para todos os módulos da conferência da Food ingredients South America, feira promovida pela UBM Brazil, para realizar contatos com outros profissionais, além de empresas da área. “É uma oportunidade para obter aprimoramento profissional e se atualizar sobre o desenvolvimento de novos produtos”, afirma.
LIVROS – Nas seis edições publicadas no Informativo ao longo de 2017, foram divulgadas obras como os volumes 1 e 2 de “Química Geral e Reações Químicas”, publicados no Brasil pela Cengage como traduções da 9ª edição norte-americana. Os dois contemplados foram Andrew Pelissari, de Santa Cruz do Rio Pardo, e Vitor Alexandre Maraldi, de Guaraçaí.
Atualmente com 31 anos, Pelissari é Engenheiro Químico e considera que os livros sorteados pelo CRQ-IV ajudam especialmente aos profissionais que estão na fase inicial da carreira, como é o caso dele, que se formou em 2015. Mais jovem, Maraldi, de 23 anos, atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais no campus de Ilha Solteira da Unesp. Para ele, as parcerias contribuem para o crescimento intelectual dos sorteados. Com os livros que ganhou, retomou conteúdos necessários para estudos mais avançados que agora realiza na pós-graduação.