A 41ª Reunião Anual da SBQ será realizada de 21 a 24 de maio no Rafain Palace Hotel e Convention Center, em Foz do Iguaçu/PR. Com o tema “Construindo o Amanhã”, o encontro pretende fazer uma reflexão sobre a criação de condições para que o ambiente de ciência e tecnologia do Brasil volte a crescer para se firmar como um fundamental eixo do desenvolvimento econômico nacional.
SBQ
|
|
Krug fará a conferência de abertura
|
Para Aldo Zarbin, professor da Universidade Federal do Paraná e presidente da SBQ, a escolha do tema “significa a clareza de que o País precisa ter um investimento forte, robusto, sustentado, continuado em ciência, tecnologia e inovação”. Segundo ele, “estamos em uma situação em que há claros indícios de que o investimento em ciência, tecnologia e educação superior não são prioritários. Exatamente isso que queremos discutir: por que não são prioritários? Por que os recursos estão minguando? E o que podemos fazer para que estes recursos retornem.
Há uma questão fundamental que é a conscientização da população sobre a importância dos investimentos em ciência e tecnologia, e a importância que ciência e tecnologia têm para o crescimento do País. Os recursos precisam voltar, e vamos lutar por isso”, assegurou.
Repleto de atividades, o evento tem programadas, entre outros, 14 conferências, oito minicursos, sete workshops e quatro sessões temáticas. Além de brasileiros, as apresentações serão feitas por cientistas vindos das principais universidades e centros de pesquisa da América do Sul, Estados Unidos e Europa.
Arquivo
|
|
Zarbin: esforço para ampliar investimentos
|
“Uma visão crítica sobre a espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS)” será o tema da conferência de abertura, com apresentação de Francisco José Krug, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura/ USP, uma referência internacional em Química Analítica.
Entre os conferencistas internacionais estará o italiano Fabrizio Adani. Sua apresentação versará sobre o desenvolvimento de uma biorrefinaria para Arundo donax (cana-do-reino). Já pelo time nacional, uma palestra que deverá chamar a atenção é a do professor Wilmo Ernesto Francisco Jr, da Universidade Federal de Alagoas, que apresentará os resultados de sua pesquisa sobre a utilização da arte como ferramenta para o ensino da Química.
Além da parte científica, a 41ª Reunião Anual da SBQ programou três confraternizações para os participantes: dois coquetéis, nos dias 21 e 24, e uma festa, no dia 23. As taxas de inscrição variam de R$ 400,00, para estudantes associados à entidade, a R$ 1.320,00, para interessados sem vínculo com a SBQ. Acesse www.sbq.org.br/41ra/ para obter mais detalhes sobre o evento e fazer sua inscrição.