Meio Ambiente - Congresso debaterá contribuições da tecnologia para a sustentabilidade
Encontro terá representantes de entidades internacionais e incluirá salas temáticas e minicursos
A Química do Futuro – Um universo de possibilidades e desafios será o tema do 17º Congresso de Atuação Responsável, que a Associação Brasileira da Indústria Química promoverá nos dias 15 e 16 de agosto, no Novotel Center Norte, na capital paulista.
Estão confirmadas as participações de dirigentes do Conselho Internacional de Associações Químicas, do grupo de Abordagem Estratégica Internacional para a Gestão das Substâncias Químicas, que integra o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, além de representantes de associações nacionais, governo, universidades, ONGs e sindicatos.
A programação incluirá uma sessão plenária e ao menos 12 salas temáticas em que serão debatidos, entre outros, temas como: “Confiabilidade humana”; “A capacitação e os Desafios do profissional de emergência frente às novas tecnologias”; e “O impacto da reforma trabalhista na saúde e segurança do trabalho”.
O Congresso também tem programada a realização de quatro minicursos: Gestão de risco e a governança corporativa; E-Social na prática; Análise de risco ao longo do ciclo de vida das instalações; e Mapa de materialidade da indústria química.
As taxas de inscrição variam de R$ 1,9 mil a R$ 2,4 mil. Mais informações em https://is.gd/atuaresponsa.
SBQ tem novo presidente
ABCF
Norberto Lopes, novo presidente da SBQ
Norberto Peporine Lopes, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto, assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) em substituição ao professor Aldo José Zarbin, da Universidade Federal do Paraná. A transmissão de cargo ocorreu durante a 41ª Reunião Anual da SBQ (RASBQ), realizada de 21 a 24 de maio, em Foz do Iguaçu/PR. Com doutorado em Química, Lopes dirigirá a entidade pelos próximos dois anos.
Entre as várias atividades ocorridas durante a RASBQ, destaques para os workshops “Academia e Indústria em busca da inovação tecnológica” e “Os desafios na formação do profissional da química no âmbito da transformação digital: Química 4.0”, que tiveram a participação de representantes da indústria.
Rita Rodrigues, assessora de Economia e Estatística da Abiquim, disse que as palestras dos dois workshops mostraram que as indústrias estão acompanhando de perto todas as mudanças no cenário profissional. “Realizamos na sessão um debate sobre a efetiva participação das universidades no desenvolvimento rápido que o mundo digital impõe para as empresas.
Ficamos muito entusiasmados com a ideia unânime de tornar realidade a conexão entre universidade e indústria”, afirmou a assessora.