Divulgação
|
|
|
Reprodução da capa da primeira edição da revista; projeto disponibiliza toda a coleção do periódico
|
Uma parceria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com a Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional, viabilizou a digitalização de toda a coleção da revista Ciência e Cultura. O periódico teve seu primeiro número publicado em 1949, ano seguinte ao da criação da SBPC. Desde 2002, quando a revista passou a ser produzida no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp), além da versão impressa, a Ciência e Cultura passou a contar com uma versão digital no portal Scielo. Os números anteriores a 2002, no entanto, eram de difícil acesso. Com a digitalização, toda a coleção pode ser consultada no site da Hemeroteca Digital.
A revista é um marco para a institucionalização da ciência no País. De acordo com Carlos Vogt, editor chefe, trata-se de “uma das publicações mais antigas e importantes para a grande virada que a ciência brasileira conhece a partir dos anos 1950”. Hoje a revista busca contribuir para o debate dos grandes temas científicos da atualidade e atrair a atenção, principalmente das novas gerações de pesquisadores, para uma reflexão continuada e sistemática sobre tais temas.
A Hemeroteca Digital Brasileira é um portal de periódicos nacionais. O acesso pela internet permite consultar jornais, revistas e diversas publicações seriadas. “Uma das motivações para a criação da hemeroteca foi criar um repositório para periódicos científicos”, contou o físico Ildeu de Castro Moreira, atual presidente da SBPC.
Patricia Mariuzzo
Revista Ciência & Cultura