Divulgação
|
|
|
Organização enviou cartazes e fôlderes para escolas para divulgar a competição acadêmica
|
“Tabela Periódica dos Elementos Químicos: Comparação Experimental de Propriedades Periódicas” é o tema da edição 2019 da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP). Organizada pela seção paulista da Associação Brasileira de Química (ABQ), a competição é voltada para estudantes do Ensino Médio. Os mais bem colocados receberão medalhas, prêmios em dinheiro e ainda poderão representar São Paulo na Olimpíada Brasileira de Química.
O tema deste ano é uma referência às comemorações pelos 150 anos de criação da Tabela Periódica por Dmitri Mendeleev. Por conta da relevância do fato, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco-ONU), com o apoio da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), declarou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica.
As escolas paulistas já começaram a receber cartazes e fôlderes divulgando a OQSP-2019. Cada instituição poderá inscrever as quatro melhores redações de seus alunos até 21 de novembro de 2018. A seguir, uma comissão de 60 doutores em química selecionará 100 redações, habilitando seus autores a participar da segunda fase do certame, prevista para junho do ano que vem.
Ao lado do CRQ-IV, apoiam a OQSP as seguintes entidades/empresas: Abiclor, Associquim/Sincoquim, Braskem, Clariant, Dow, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Predilecta, Instituto de Química da USP, Fuvest e Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Além dos prêmios para vencedores, serão concedidos os prêmios “Destaque”, para estudante de escola estadual, e “Mulheres para a Química”.
Clique aqui para obter o regulamento e outras informações sobre o evento.