O Bacharel em Bioquímica faz uso intenso dos conceitos e tecnologias das ciências químicas e bioquímicas para manipular processos químicos dos seres vivos e biomoléculas e assim produzir produtos, processos e serviços em diferentes ramos e contextos: científico, industrial, clínico, analítico, ambiental, alimentício, farmoquímico, químico e biotecnológico.
Os profissionais com essa formação possuem histórico de atuação em atividades de áreas da interface química e biológica tradicionais, como bioanálises respaldadas pela clínica médica, toxicologia, fitoquímica e produtos naturais, química de alimentos e bromatologia, química ambiental, cosméticos, agroquímica e farmoquímica de produtos naturais, além da biotecnologia.
Essa ampla faixa de atuação é permitida pela natureza curricular privilegiada dos cursos, fundamentada na integração das áreas de Química e Bioquímica (75%), concomitantemente com disciplinas da área de biológicas (25%). Esta configuração favorece uma alta empregabilidade ao bioquímico, pois lhe capacita a transitar entre a Química e a Biologia para a aplicação e desenvolvimento de tecnologias tradicionais e inovadoras. Trata-se de uma formação acadêmica que nos credencia ao registro profissional no Sistema CFQ/CRQs.
Por conta disso, já fazemos parte de empresas, laboratórios, indústrias e órgãos públicos tais como Natura, Valee, Sucos Tial, GranBio, Souza Cruz, Lanagro, Aspen Pharma, Pratti Donaduzzi, Inmetro, BioManguinhos/Fiocruz, SAAE-Viçosa, CNPEM e universidades públicas.
Ser Bacharel em Bioquímica é ir muito além da área de Biotecnologia; é construir pontes entre diversas áreas de conhecimento e aplicação da química da vida. Para nós, a Biotecnologia não é um fim em si, mas apenas mais uma tecnologia à nossa disposição para manipular as biomoléculas e suas misturas e formulações, a exemplo das tecnologias química, farmoquímica, de fermentações, enzimática, de alimentos, clínica etc. Portanto, é um erro considerar o Bacharel em Bioquímica como um profissional limitado a Biotecnologia ou confundi-lo com bacharelados em Biotecnologia.
Um Feliz 8 de Maio a todos os bacharéis em Bioquímica e a todos os Profissionais da Química que também trabalham na interface com a Biologia.
Este artigo foi produzido por Bruno de Lima Damasceno e Flaviane Coutinho, da Equipe Bioquímica Brasil. Mais detalhes sobre o bacharelado nessa área e o mercado de trabalho podem ser verificados no site bioquimicabrasil.com. |