Estudantes - Plenário anuncia vencedores do Prêmio CRQ-IV
Em sessão realizada no dia 28 de maio, o Plenário do Conselho definiu os ganhadores da edição 2019 do Prêmio CRQ-IV, que será entregue em cerimônia a ser promovida na sede da entidade em 5 de julho. O evento irá celebrar o Dia do Profissional da Química, oficialmente comemorado em 18 de junho, data alusiva à promulgação da Lei Federal nº 2.800/1956, que criou o Sistema CFQ/CRQs.
Neste ano, somente as categorias Química de Nível Médio e Química de Nível Superior tiveram trabalhos contemplados, já que os trabalhos de Engenharias da Área Química não atenderam aos critérios de avaliação estabelecidos pelo regulamento. No total, 24 trabalhos foram inscritos, sendo a maioria de Nível Médio.
Em comum, os dois trabalhos premiados oferecem soluções ambientalmente sustentáveis para demandas do cotidiano: controle de alimentos e limpeza de superfícies.
QUÍMICA DE NÍVEL MÉDIO
Título: Desenvolvimento de Sensor a Base de Polímero Verde Inteligente e Antocianinas de Dracena
Autora: Marília Gabriela Pereira
Orientadoras: Daniela Machado e Carolina Vautier Teixeira Giongo
Instituição: Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas – São Paulo
Marília Pereira e as professoras Carolina Giongo e Daniela Machado
Síntese: Desenvolvimento de um biopolímero verde de baixo custo, utilizando fécula de mandioca, glicerol e extrato de antocianinas de folhas de dracena vermelha como matérias-primas. O material resultante permitiu a produção de sensores que visam indicar níveis de pH em diferentes aplicações. Foram realizados testes com carnes bovina e de frango, que registraram mudanças na coloração do sensor, do vermelho (carne fresca) ao verde (em decomposição). Dessa forma, o biopolímero demonstrou potencial para ser utilizado no controle da validade de alimentos, como os que são mantidos em geladeiras domésticas.
QUÍMICA DE NÍVEL SUPERIOR
Título: Produção de Biossurfactante por Bacillus subtilis ATCC 6051 Utilizando Óleo de Fritura como Substrato
Autores: Angélica Donato Ribeiro, Josivaldo Marinho de Souza Junior e Nádia Alves Garcia
Orientadora: Daniele Tonon
Instituição: Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos – São João da Boa Vista
Nádia Garcia, Josivaldo Souza Junior, Daniele Tonon e Angélica Ribeiro
Síntese: Visando minimizar o impacto ambiental gerado pelo descarte de surfactantes presentes em produtos de limpeza, foi desenvolvido um biossurfactante, empregando o residual de óleo de soja usado em frituras como fonte de carbono para a nutrição da bactéria Bacillus subtilis, por meio da qual foi possível obter a surfactina. O produto apresentou grau relevante de emulsificação, permitindo a extração da sujeira existente, por exemplo, em superfícies engorduradas.