Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Difusão - Integrante da Comissão de Alimentos explica a Química existente na cozinha


Profissional foi entrevistada pelo Jornal da Cultura no Dia Nacional da Ciência

A Cientista de Alimentos Daniele Faria, integrante da Comissão de Alimentos e Bebidas do CRQ-IV, esteve entre os entrevistados pelo Jornal da Cultura 1ª Edição de 8 de julho, que fez uma reportagem especial sobre o Dia Nacional da Ciência. Ao falar sobre a Química “escondida” na cozinha, ela usou como exemplo o sal, que se por um lado é um conservante capaz de evitar o desenvolvimento de microrganismos, por outro precisa ser usado com cuidado na gastronomia para que os alimentos proteicos não se desidratem, o que os tornará pouco suculentos.

 

Na fritura de uma carne, por exemplo, o sal deve ser acrescentando apenas no final do processo, disse. Outra química dentro da cozinha demonstrada pela profissional foi a caramelização da cebola. Segundo explicou Daniele, nesse processo ocorre uma reação química chamada “Maillard”. Descrita em 1912 pelo químico Louis-Camille Maillard, ela se dá entre aminoácidos ou proteínas e os açúcares (carboidratos) quando submetidos a uma temperatura de 120 ºC ou superior por um determinado tempo. Essa reação é responsável por alterar a cor, o odor e o sabor dos alimentos submetidos a ela. Além da temperatura, o acréscimo de um pouco de bicarbonato de sódio ajuda a acentuar a caramelização. Confira a entrevista no vídeo abaixo.

 



Apesar de a Química e a Ciência de um modo geral fazerem parte do cotidiano de todos, a mesma reportagem da TV Cultura apresentou uma pesquisa indicando que apenas 13% dos brasileiros têm muita confiança na Ciência; 35% desconfiam dela; 23% acham que a Ciência não contribui em nada para o desenvolvimento do País; 47% acham que ela fere seus princípios religiosos e, entre estes, 75% afirmaram que entre acreditar na Ciência ou na religião optam pela segunda. Os resultados dessa pesquisa colocaram o Brasil na 111ª posição num ranking de 144 países.

 

Também entrevistada pelo Jornal da Cultura, a pedagoga Ana Ralston, do Instituto Ciência em Show, disse que a recente iniciativa do Conselho Federal de Química de montar o Espaço Q na avenida Paulista foi importante para aproximar a Ciência da vida das crianças e dos jovens. Segundo ela, quanto mais ações desse tipo ocorrerem, mais as pessoas se darão conta da importância da Ciência. Nos 12 dias de funcionamento, o Espaço Q recebeu mais de 20 mil visitantes (clique aqui para  mais detalhes).

 

VÍDEO – Na data do aniversário de sua fundação e Dia Nacional da Ciência, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou um vídeo institucional que mostra um apanhado de suas sete décadas de história.

 

Em 8 de julho de 1948, um grupo de 60 cientistas reunidos na Associação Paulista de Medicina, em São Paulo, fundou a SBPC. Naquela época, pós-Segunda Guerra Mundial, os institutos e universidades brasileiros enfrentavam uma crise muito séria, que motivou esse encontro.

 

Sediada na Capital paulista, atualmente a entidade possui secretarias regionais espalhadas pelo País. Conta com 142 sociedades científicas afiliadas e mais de 5 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros que apoiam e legitimam sua luta em defesa da educação e do avanço científico e tecnológico do Brasil.

 

A 71ª Reunião Anual da SBPC ocorreu este ano de 21 a 27 de julho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, e teve como tema central “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.
 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região