Etec de Taquaritinga monta peça sobre os 150 anos da Tabela Periódica
Fotos: Divulgação
Coordenados por Andreza Zambelli (camiseta azul escuro), alunos apresentaram a peça em escolas da região
Uma garota fascinada pela Química, que se propõe a mostrar a uma amiga a importância dos elementos, desmistificando esta ciência que, ainda hoje, é considerada por muitos como uma vilã. A protagonista conta como surgiu a Tabela Periódica e apresenta suas diferentes formas ao longo do tempo até chegar ao modelo atual, com 118 elementos. No decorrer da história, começa a contar com a ajuda de alguns desses elementos, que ganham vida e chegam até a travar uma disputa para demonstrar qual é o mais importante.
Em síntese, este é o enredo da peça “Os 150 anos da Tabela Periódica”, que alunos do curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga, montaram este ano para comemorar o sesquicentenário do modelo proposto pelo russo Dmitri Mendeleev. Entre julho e agosto, perto de 1,6 mil crianças e adolescentes assistiram às seis apresentações realizadas em escolas da região.
A iniciativa integrou o projeto Criando Pesquisadores, que a Etec de Taquaritinga mantém desde 2016 como forma de estimular a pesquisa entre os alunos. Encarregada de coordenar o projeto neste ano, a Técnica em Alimentos e Auxiliar Docente Andreza Renata Zambelli explica que a ideia da peça foi mostrar a presença da Química em diferentes situações do cotidiano. Seu trabalho foi apoiado pelos docentes e pela coordenadora do curso, a professora Márcia de Arcanjo.
Aluna divulga o projeto, criado em 2016
“Nas versões anteriores, o projeto levava experimentos simples para escolas de Taquaritinga. Em 2019, com as comemorações dos 150 anos da Tabela Periódica, resolvemos contar de forma lúdica a história dos elementos químicos, mostrando onde são utilizados e a presença deles em nossas vidas”, explica Zambelli. “No final a mensagem que fica é a de que todos [os elementos] são importantes, pois cada um desempenha o seu papel e que a pesquisa não pode parar, mesmo com todos os obstáculos existentes. Além disso, aproveitamos para destacar o papel da mulher na Ciência, mostrando que é possível ter espaço e aproveitar o potencial para exercer atividades na área”, ressalta a coordenadora.
Andreza faz um balanço satisfatório da temporada, apontando como principal resultado o aprendizado tanto para os alunos participantes quanto para o público. “Quando se mostra a importância da Química, ela passa a ser vista com outros olhos”, conclui.
HISTÓRIA – O estímulo à pesquisa faz parte da história dessa Etec, que em 2013 foi vencedora da modalidade Química de Nível Médio do Prêmio CRQ-IV. O trabalho produzido pelos então alunos Amanda da Costa, Cainã de Oliveira e Sabrina Dorta, sob a orientação da professora Célia Labibe Abud, foi o melhor entre os 27 inscritos na modalidade naquele ano.