Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2020 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Pesquisa - Levantamento feito pelo CRQ-IV aponta demanda por cursos


Mais de 1,6 mil profissionais participaram voluntariamente do estudo


O Conselho concluiu em janeiro a análise da pesquisa lançada em dezembro de 2019 e que buscou levantar a demanda por cursos de aperfeiçoamento. Aberta a todos os interessados, a pesquisa contou com a participação de 1.644 profissionais, que acessaram voluntariamente o formulário disponibilizado no site da entidade. Do total de participantes, 1.511 (91,9%) afirmaram que pretendem participar dos treinamentos a serem promovidos neste ano pelo Conselho.
 

De acordo com a Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas (CTs) da entidade, que organizam os cursos, a escolha dos temas para os treinamentos já considerava sugestões dos profissionais, mas com os resultados da pesquisa será possível consolidar ainda mais essa participação. “As informações obtidas pela pesquisa ajudam a construir a agenda de cursos e, ao mesmo tempo, aumentam a integração entre os profissionais e o CRQ-IV”, ressalta.
 

Uma das reivindicações de alguns profissionais era a promoção de mais cursos no Interior paulista. No entanto, Andrea salienta que, com a pesquisa, foi confirmado que a Capital de fato concentra o maior contingente de pessoas interessadas em se aprimorar (40,3%), o que justificaria a frequência de treinamentos realizados.
 

No interior, as cidades que tiveram mais profissionais interessados foram, pela ordem, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Jundiaí. Entretanto, a coordenadora das Comissões Técnicas garante que isto não fará com que outros municípios sejam desconsiderados. “Pretendemos levar cursos para todo o Estado de São Paulo”, diz.
 

Entre os assuntos sugeridos pela pesquisa aos participantes, relacionados aos setores de Alimentos, Cosméticos, Farmacêutico, Meio Ambiente, Qualidade, Saneantes e Tintas, os mais solicitados foram, respectivamente: Ferramentas da Qualidade, Boas Práticas de Fabricação para Indústrias Cosméticas, Gerenciamento de Resíduos, Conhecimentos Básicos sobre Tintas, Preparo de Amostras e Análise Elementar de Produtos Farmacêuticos, Metodologia 5S para Indústrias Químicas e Fundamentos de Microbiologia e Controle Sanitário de Processo.
 

Com relação aos demais temas, inseridos na categoria “Outros”, os que despertaram mais interesse foram Segurança em Laboratório Químico, Perícia Química, Auditoria Interna, Gestão de Pessoas/Liderança e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
  
Confira a íntegra dos resultados da pesquisa.

 

Estratégia – Em parceria com o Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo, as CTs organizam treinamentos relacionados a diversos segmentos pertencentes à área química. Todos são divulgados no site do Conselho, na seção Cursos e Palestras. Os cursos integram a estratégia já mantida há muitos anos pelo CRQ-IV de apoiar o aprimoramento contínuo dos profissionais como forma de ampliar seu grau de empregabilidade.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região