Pesquisa - Levantamento feito pelo CRQ-IV aponta demanda por cursos
Mais de 1,6 mil profissionais participaram voluntariamente do estudo
O Conselho concluiu em janeiro a análise da pesquisa lançada em dezembro de 2019 e que buscou levantar a demanda por cursos de aperfeiçoamento. Aberta a todos os interessados, a pesquisa contou com a participação de 1.644 profissionais, que acessaram voluntariamente o formulário disponibilizado no site da entidade. Do total de participantes, 1.511 (91,9%) afirmaram que pretendem participar dos treinamentos a serem promovidos neste ano pelo Conselho.
De acordo com a Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas (CTs) da entidade, que organizam os cursos, a escolha dos temas para os treinamentos já considerava sugestões dos profissionais, mas com os resultados da pesquisa será possível consolidar ainda mais essa participação. “As informações obtidas pela pesquisa ajudam a construir a agenda de cursos e, ao mesmo tempo, aumentam a integração entre os profissionais e o CRQ-IV”, ressalta.
Uma das reivindicações de alguns profissionais era a promoção de mais cursos no Interior paulista. No entanto, Andrea salienta que, com a pesquisa, foi confirmado que a Capital de fato concentra o maior contingente de pessoas interessadas em se aprimorar (40,3%), o que justificaria a frequência de treinamentos realizados.
No interior, as cidades que tiveram mais profissionais interessados foram, pela ordem, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Jundiaí. Entretanto, a coordenadora das Comissões Técnicas garante que isto não fará com que outros municípios sejam desconsiderados. “Pretendemos levar cursos para todo o Estado de São Paulo”, diz.
Entre os assuntos sugeridos pela pesquisa aos participantes, relacionados aos setores de Alimentos, Cosméticos, Farmacêutico, Meio Ambiente, Qualidade, Saneantes e Tintas, os mais solicitados foram, respectivamente: Ferramentas da Qualidade, Boas Práticas de Fabricação para Indústrias Cosméticas, Gerenciamento de Resíduos, Conhecimentos Básicos sobre Tintas, Preparo de Amostras e Análise Elementar de Produtos Farmacêuticos, Metodologia 5S para Indústrias Químicas e Fundamentos de Microbiologia e Controle Sanitário de Processo.
Com relação aos demais temas, inseridos na categoria “Outros”, os que despertaram mais interesse foram Segurança em Laboratório Químico, Perícia Química, Auditoria Interna, Gestão de Pessoas/Liderança e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
Estratégia – Em parceria com o Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo, as CTs organizam treinamentos relacionados a diversos segmentos pertencentes à área química. Todos são divulgados no site do Conselho, na seção Cursos e Palestras. Os cursos integram a estratégia já mantida há muitos anos pelo CRQ-IV de apoiar o aprimoramento contínuo dos profissionais como forma de ampliar seu grau de empregabilidade.