Com a continuidade do patrocínio oferecido pela Caixa Econômica Federal, o CRQ-IV promoverá oito minicursos na Capital e Interior paulista. Desta vez, foram incluídas no roteiro de apresentações as cidades de São José dos Campos, que pela primeira vez receberá um evento organizado pelo Conselho, e Ribeirão Preto, que volta a integrar a programação para atender a pedidos feitos por profissionais da região. Os eventos ocorrerão nas datas e locais indicados na tabela abaixo, sempre das 8h30 às 17h30.
Os minicursos são totalmente gratuitos. Assim como aconteceu em julho passado, serão disponibilizadas 45 vagas para cada apresentação. Os interessados deverão se inscrever telefonando para os números indicados na tabela abaixo, respeitando os períodos especificados na mesma.
Não serão aceitas inscrições antecipadas e nem as feitas por e-mail ou fax. Também não estão previstas inscrições feitas pessoalmente. Cada profissional poderá fazer, exclusivamente por telefone, apenas a sua inscrição e a de um colega. Ao telefonar, informe seu nome, telefone, cidade onde reside, empresa onde trabalha, e-mail e nº de inscrição no Conselho.
Poderão participar apenas profissionais em situação regular no Conselho, inclusive os que solicitaram e obtiveram a dispensa do pagamento da anuidade. Os que não conseguirem vaga poderão solicitar sua inclusão numa lista de espera. Também poderão pedir inclusão nesta lista os estudantes que já se cadastraram na entidade. Em caso de desistências, o Conselho entrará em contato.
Veja abaixo os tópicos das apresentações, os currículos resumidos dos apresentadores e o locais onde os minicursos acontecerão.
Taxa - Continua valendo a regra de cobrança de uma taxa de R$ 195,00 daqueles que reservarem vagas e não comparecem sem prévio aviso de pelo menos dois dias. O valor será cobrado por meio de boleto a ser enviado à residência do faltante. Ausências motivadas por força maior somente serão analisadas se puderem ser comprovadas com documentos.
Apostilas são criticadas
Apesar de os minicursos estarem sendo muito bem avaliados (veja pesquisas no site do Conselho), são freqüentes as críticas quanto às apostilas entregues aos participantes. Em geral, as reclamações se referem ao tipo de impressão do material (preto e branco) e ao número de slides por página (três), o que pode dificultar a leitura.
Tais queixas são, em parte dos casos, pertinentes e se repetem desde que os minicursos tiveram início, há quase três anos. Devido ao custo de produção, o CRQ-IV optou por fornecer apostilas nesse formato. Para contornar o problema, a entidade disponibiliza na seção "Downloads" deste site - com antecedência e avisa aos inscritos por e-mail -, as versões originais das apresentações, coloridas e com um slide por página. Aqueles que desejarem, poderão baixá-las e usá-las no dia do minicurso.
Data
Cidade
Período de inscrição
Nome do minicurso
Apresentador
Inscrições
06/09
Campinas
01 a 04/09 (encerradas em 01/09)
Gestão de qualidade em laboratórios
Bacharel e doutor em Química Analítica Igor Renato Bertoni Olivares – USP/São Carlos
(19) 3512-8160
06/09
São José dos Campos
01 a 04/09 (preenchidas 35 vagas das 45 disponíveis)
FISPQ - Apresentação e importância
Biomédico e mestre em toxicologia Fabriciano Pinheiro
(12) 3942-4221
13/09
Campinas
08 a 11/09 (encerradas em 09/09)
Segurança em laboratório químico
Bacharel Antonio Verga, diretor da Isolab Treinamentos
(19) 3512-8160
13/09
Ribeirão Preto
08 a 11/09 (restam 04 vagas)
Novos produtos, processos e negócios derivados da cana-de-açúcar
Engenheiro químico Luiz Márcio Poiani, professor-doutor da Universidade Federal de São Carlos
(16) 3610-9575
16/09
São Paulo
08 a 11/09 (encerradas em 08/09)
Elaboração do Programa de Gerenciamentos de Riscos, conforme manual da CETESB
Engenheiro Químico Wanderley da Costa Feliciano, diretor da Holos Consultoria
(11) 3061-6239
18/09
São Paulo
11 a 16/09 (encerradas em 11/09)
Tratamento de água para caldeiras
Químico e Físico José Otávio Mariano Silva, diretor geral da Aquaplan Tecnologia
(11) 3061-6239
24/09
São Paulo
17 a 22/09 (encerradas em 17/09)
Vigilância sanitária aplicada a produtos químicos
Químico Industrial, professor doutor Ubiracir Fernandes Lima Filho, consultor da Montesano & Associados
(11) 3061-6239
30/09
São Paulo
23 a 26/09 (encerradas em 25/09)
Toxicologia aplicada ao setor de saneantes
Químico Industrial Marco Antonio Abla. Entre outras atividades, coordenada a revisão do Manual de Testes de Eficácia de Produtos Desinfestantes da Anvisa
(11) 3061-6239
As ligações deverão ser feitas nos períodos indicados na tabela, das 9h30 às 15h.
Os cursos acontecerão das 8h30 às 17h30.
Tópicos e minicurrículos
Gestão de qualidade em laboratórios
Tópicos - Conceitos e Definições, estrutura básica de um sistema de qualidade, ISO/IEC 17025 e sua comparação com as Boas Práticas de Laboratório, implantação e auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade, dificuldades e vantagens em se implantar um Sistema de Qualidade – Estudos de Caso.
Igor Renato B. Olivares é Bacharel em doutor em Química Analítica, atua como professor no Instituto de Química da USP/São Carlos, ministrando aulas sobre Sistemas de Qualidade em Laboratório, tendo publicado um livro sobre este assunto. Integra a equipe de instrutores do Instituto Internacional de Cromatografia, presidido pelo professor Fernando Lanças (USP/São Carlos).
FISPQ - Apresentação e importância
Tópicos - Apresentação das seções da Fispq, comunicação de perigos, sistema de classificação de produtos perigosos, Análise crítica de Fispqs, Direcionamento para busca em sites de pesquisa que contenham informações sobre perigos de produtos químicos.
Fabriciano Pinheiro é Biomédico. Mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas e professor de Toxicologia e Biossegurança nas Faculdades Oswaldo Cruz/São Paulo. Gerente de Segurança Química da consultoria Intertox Ltda. -São Paulo/SP. Membro da Comissão de Estudos (CE-10:101.05) de informações sobre segurança, saúde e meio ambiente relacionados a produtos químicos da ABNT/CB-10. Experiência na elaboração e como ministrante de treinamentos relacionados a Fispqs.
Segurança em laboratório químico
Tópicos - Risco no manuseio de produtos químicos em laboratórios; Condições básicas para ter um laboratório seguro; Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos usados em Laboratórios; Práticas corretas no manuseio de vidrarias e reagentes; Armazenagem de produtos químicos; Descarte de resíduos químicos; Incêndios, causas e controle.
Antonio Ferreira Verga Filho é Bacharel em Química ( 1973) pelo Instituto de Química da USP-SP, com seis cursos de Pós Graduação (Mestrado) em Cromatografia Gasosa I e II, Catálise I e Sínteses Orgânicas, no Instituto de Química da USP-SP. Possui Especialização em Higiene do Trabalho pelo Senac-SP. Respondeu por 13 anos pela Gerência de Aplicações e Treinamento de Instrumentação Analítica na empresa Instrumentos Científicos CG Ltda.São Paulo SP. Foi Gerente da Divisão de Equipamentos e Materiais de Segurança ( EPIs ) na empresa Vidy-Fabricação de Laboratórios Ltda. Taboão da Serra SP. Pela Isolab, ministrou dezenas de cursos e palestras sobre Segurança em Laboratórios em empresas, institutos e universidades no Brasil e Bolívia.
Novos produtos, processos e negócios derivados da cana-de-açúcar
Objetivos - Explorar as potencialidades representadas pelas novas oportunidades de diversificação produtiva da cana-de-açúcar, baseadas em inovações de produtos e processos, tanto relacionadas a novos produtos quanto a produtos tradicionais.
Tópicos do curso - 1. Diversificação do sistema agroindustrial da cana-de-açúcar; 2. Classificação dos derivados em famílias de produtos: biotecnológicos, químicos, fármacos-veterinários, alimentos, biológicos, estruturais e tradicionais; 3. Produtos Biotecnológicos: Acido Indolacético “Bioenraiz”, Ácido Jasmônico “Biojas”, Biofungicida Biológico “Gluticid”, Controlador Biológico “Beauveria Bassiana“, Fixador de Nitrogênio - “Azocid”, Inóculo Para Silagem “Bioicil”, Inseticidas Biológicos “Verticid” e “Nemacid”, Praguicida Biológico - “Trichodericid, Biopolímeros; 4. Produtos Químicos: Dextrana Técnica, Gluconato de Cálcio, Sorbitol, Tensoativos Biodegradáveis “Sucrotensores”. Família do Furfural: Álcool Furfurílico, Compostos Furano-Epoxi, Furfural, Licor de Xilose, Preservante de Madeira, Resinas de fundição. Papel e Celulose: Meio para Corrugar, Meios Filtrantes FILTEC. Derivados da vinhaça. Derivados do dióxido de carbono; 5. Produtos fármacos-veterinários: Antdiarréico “Ligmed-A”, Complexo Ferro Dextrana Ferridex, Probiótico “Probicid”; 6. Produtos Alimentares: Derivados de Levedura, Palmito de Cana , Xarope Invertido, Cogumelos Comestíveis, Bebidas: Aguardente ou Cachaça Envelhecida, Licores e Cremes, Vodka. Méis Enriquecidos, Mel Protéico. Bagaço Hidrolisado, Garapa Longa Vida, Bagaço Tratado com Cal “Predical”, Blocos Multinutritivos, Frutooligossacarídeos; 7. Produtos Biológicos: Compostagem; 8. Produtos Estruturais: Aglomerados de Bagaço/Cimento, Aglomerados MDF . Papel Miolo/Semi Kraft, Briquete, Papel Artesanal, Bagaço de Cana Desmedulado, Couro Reciclado com Fibras de Celulose; 9. Produtos Tradicionais:, Rapadura, Açúcar Mascavo, Cachaça, Melado de cana, Vinagre de Cana e Etanol.
Referência Bibliográfica - O novo ciclo da cana de açúcar. Estudo sobre a competitividade do sistema agroindustrial da cana-de-açúcar e prospecção de novos empreendimentos / Ed. IEL/NC. Brasília:IEL/NC;SEBRAE,2005. 344p.
Luiz Marcio Poiani - Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em modelagem, simulação e otimização de processos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de viabilidades técnica e econômica, otimização do sistema agroindustrial canavieiro, controle de processos, modelagem e otimização de processos integrados e otimização do sistema agroindustrial da banana.
Vigilância sanitária aplicados a produtos químicos
Tópicos: 1.Vigilância Sanitária: Histórico e Conceitos; 2. Lei 6360/76: A vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos; 3. Boas Práticas na Fabricação e Controle da Qualidade de Produtos: Instalações, Equipamentos e Insumos; Processo – Fluxos e Controles; Garantia da Qualidade – Documentação e Registro de Ações; 4. Regularização de Produtos: Comprovação da Eficácia e da Segurança; Importância das informações das rotulagens; 5. Inspeções Sanitárias.
Ubiracir Fernandes Lima Filho - Químico Industrial, Mestre em Produtos Naturais e Doutor em Vigilância Sanitária; 10 anos em Controle da Qualidade e Estudos de Estabilidade em Indústrias Farmacêuticas.Ex-funcionário da ANVISA atuando na avaliação de processos para registro, em inspeções sanitárias, como membro da comissão de pesquisa, e participação no desenvolvimento e revisão de normas nas áreas de Saneantes e Medicamentos; Coordenador acadêmico do curso de Especialização em Tecnologia Industrial de Produtos Saneantes; Consultor Técnico-científico no desenvolvimento de substâncias ativas, formulações e metodologias analíticas, e regulamentação de empresas e produtos pela Montesano & Associados.
Toxicologia aplicada ao setor de saneantes
Tópicos - Toxicologia: do agudo ao crônico - Uma visão histórica; Fundamentos em Toxicologia; Toxicologia na legislação de saneantes; Alguns testes toxicológicos "in vivo"e "in vitro"; Tendências futuras em toxicologia.
Marco Antonio Abla tem 20 anos de experiência profissional atuando como Químico, Gerente de Controle de Qualidade e como Consultor-Técnico em Controle, Garantia da Qualidade e P&D nas áreas química, petroquímica, mineração, metrologia, dentre outras. Assessor técnico, no período de 2001-2005, da Gerência Geral de Saneantes (GGSAN) da ANVISA, atuando como responsável pela análise de processos de registro e notificação de produtos saneantes. Participou, também neste período, como instrutor em cursos de capacitação em BPF de Alimentos, em conjunto com a Gerência Geral de Alimentos (GGALI) / ANVISA, e em cursos de BPF de Cosméticos e Saneantes, em conjunto com a Gerência de Inspeção de Produtos (GIPRO)/ANVISA, além de atuar no processo de habilitação de laboratórios, em conjunto com a Gerência Geral de Laboratórios Analíticos em Saúde (GGGLAS) / ANVISA. Atualmente, além de sócio da Montesano & Associados, empresa de consultoria que atua em diversas áreas de conhecimento, tais como assuntos regulatórios e P&D, é responsável, como coordenador, pela revisão do Manual de Testes de Eficácia de Produtos Desinfestantes (GGSAN / ANVISA).
Elaboração de Programa de Gerenciamentos de Riscos- PGR conforme diretrizes do “Manual de Orientação para a Elaboração de Estudos de Análise de Riscos da CETESB” (P4.261)"
Objetivos Gerais - Discutir as exigências técnicas e apresentar casos práticos relativos à elaboração do PGR, conforme as diretrizes do Manual de Orientação para Elaboração de Estudos de Análise de Riscos da CETESB.
Objetivos Específicos - Introduzir os alunos nas questões relativas à análise de risco ambiental objetivando fornecer ferramentas para a elaboração do PGR conforme as diretrizes da CETESB.
Tópicos do curso - Análise de Risco Ambiental; Informações de segurança de processo; Revisão dos riscos de processos; Gerenciamento de modificações; Manutenção e garantia da integridade de sistemas críticos; Procedimentos operacionais; Capacitação de recursos humanos; Investigação de incidentes; Plano de ação de emergência (PAE); Auditorias.
Bibliografia - Manual de Orientação para Elaboração de Estudos de Análise de Riscos da CETESB; CETESB. Apostila do Curso Introdução Análise de Riscos. São Paulo, 1994; USEPA. General Guidance for Risk Management Programs (40 CFR Part 68). Chemical Emergency Preparedness and Prevention Office, USA, 1998; American Institute of Chemical Engineers (AIChE). Guidelines for Hazard Evaluation Procedures. New York, 1992; American Institute of Chemical Engineers (AIChE). Guidelines for Chemical Process Quantitative Risk Analysis. New York, 1989.
Wanderley Feliciano - Engenheiro Químico, pós graduado em Meio Ambiente, Engenharia de Materiais e em Administração de Empresas/ Marketing Industrial. Membro da Comissão de Meio Ambiente do Conselho Regional de Química IV Região. Atuou na indústria de Vidro, Petroquímica, Bioenergia, Embalagens, Termoplásticos e Ambiental, tendo sido colaborador da Santa Marina, Ipako Polisur, Politeno e PEPASA, com atuação em Meio Ambiente, P&D, Engenharia, Desenvolvimento de Negócios, Marketing e Produtos. Ligado a WVA, vem atuando como consultor desde 2002, com foco principalmente em sustentabilidade e meio ambiente, tendo desenvolvido projetos nas áreas de Licenciamento Ambiental, Acidentes Ambientais, Valoração de Danos, Análise de Riscos, Auditoria, Sustentabilidade, Aquisição de Empresas, Monitoramento da Qualidade Ambiental, Remediação de Passivos, Biodiesel, entre outros.
Tratamento de água para caldeiras
Tópicos - 1 - Água, suas impurezas e processos externos de tratamentos (clarificação, abrandamento, desmineralização, osmose reversa); 2 - Geração de vapor (tipos de caldeiras e como funcionam); 3 - Geração de vapor (parâmetros de controle, problemas ocasionados pela água (corrosão e incrustação), 4 - Tratamento de águas (objetivos, controle de corrosão e inscrustação, economia de água, cálculo do ciclo de concentração de operação, consumo de água X clico de concentração, consumo de água X custo de tratamento químico); 5 - Seção pós-caldeira - linhas de vapor e condesado (corrosão e arraste) 6 - Limpeza alcalina; 7 - Limpeza ácida; 8 - Casos históricos (registros fotográficos) e tratamentos não químicos; 9 - Sistema de resfriamento.
José Otávio Mariano Silva - Diretor Geral e principal Responsável Técnico da Aquaplan Tecnologia Ltda. Químico pela Universidade Mackenzie, Físico e Economista pela Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de Tratamento de águas industriais e especialidades químicas desde 1968. Autor ou co-autor de numerosos trabalhos técnicos apresentados e publicados no Brasil e no exterior sobre tratamento de águas industriais, na Petrobras, Associação Brasileira de Corrosão, International Water Conference, National Association of Corrosion Engineers, Cooling Tower Institute, e Associação Brasileira de Cosmetologia.
Locais onde os minicursos serão realizados
Campinas
Eurosuit Hotel - Rua Regente Feijó, 595 - Centro - Telefone 19 3232-3036. Clique aqui para ver o mapa de localização.
Ribeirão Preto
Shelton Inn Hotel - Rua Coronel Luiz da Cunha, 404 - Vila Tibério, telefone (16) 3610-1500. Havendo vagas, o estacionamento será por conta do participante. Clique para ver o mapa.
São José dos Campos
Hotel Shelton Inn - Av. DrºJoão Guilhermino, 287, Centro, telefone (12) 3941-8588. Havendo vagas, o estacionamento será por conta do participante. Clique para ver o mapa.
São Paulo
Sede do CRQ-IV - Rua Oscar Freire, 2.039 - Pinheiros - Próximo da estação Sumaré do Metrô. Clique aqui para saber como chegar.