A importância de o Profissional Química manter-se atualizado é um assunto constantemente tratado por este Informativo. Por seu lado, o CRQ-IV vem atuando, há muito tempo, no sentido de facilitar o acesso de seu público a programas de treinamento, seja promovendo palestras e/ou cursos gratuitos, seja fazendo parcerias com empresas para sorteio de bolsas de estudo.
Nesta edição, por exemplo, estão divulgadas as iniciativas das comissões técnicas de Meio Ambiente e Cosméticos da entidade de promoverem cursos subsidiados, que tratam de temas que estão na ordem do dia. Também são destacadas duas parcerias com entidades de classe, a Abrafati e a ABC, que promoverão palestras gratuitas.
Manchete da última edição, os gases industriais usados na clínica médica voltam a merecer destaques. O primeiro é um resumo dos argumentos técnicos que as indústrias enviaram à Anvisa para tentar demovê-la da intenção de caracterizar esses produtos como medicamentos. Entre as conseqüências, a pretendida reclassificação impedirá que os profissionais da química continuem respondendo tecnicamente pela produção de tais gases. O segundo destaque é a reação do CRQ-IV a um e-mail que circulou mês passado na Internet e que o acusava de estar discriminando outras categorias profissionais e de ser contra a adoção de BPFs no segmento. O caso foi denunciado à Anvisa.
Justiça - Como já vem fazendo via site, o CRQ-IV informa que a Justiça Federal vetou a resolução do CFQ que desmembrou o Mato Grosso do Sul da IV Região e criou um novo CRQ. O assunto segue sob júdice.
Feicana teve participação do CRQ-IV e do Sindicato
Cerca de 100 profissionais, representantes de empresas e estudantes visitaram o estande do CRQ-IV e do Sindicato dos Profissionais da Química de São Paulo (Sinquisp) na Feira de Negócios do Setor de Bioenergia (Feicana/Feibio), realizada em Araçatuba/SP, de 24 a 26 de fevereiro. Esta foi a quarta vez que o Conselho marcou presença no evento, considerado um dos mais importantes do País e que reúne empresas nacionais e estrangeiras.
A participação na Feicana é apenas uma das ações que o Conselho vem desenvolvendo no Oeste Paulista para conscientizar os empresários do setor sucroalcooleiro sobre a necessidade de manterem profissionais da química à frente dos processos destinados à produção de açúcar e biocombustíveis. Por meio da parceria com a União dos Produtores de Bionergia (Udop), o CRQ-IV estimulou a criação de cursos técnicos e a abertura de uma unidade da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), em Araçatuba, para garantir a formação de pessoal qualificado. No ano passado, instalou um escritório naquela cidade para atender os profissionais e empresas da região.