A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) promoverão palestras gratuitas na sede do Conselho para profissionais em situação regular. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelos telefones (11) 3061-6025/40, das 9h30 às 15h, nas datas especificadas a seguir.
Voltada principalmente para profissionais que atuam como responsáveis técnicos, a palestra da Abrafati terá como tema “
A contribuição dos Químicos para a melhoria da qualidade das tintas imobiliárias”. Trata-se de uma iniciativa da entidade de difundir o Programa Setorial de Qualidade (PSQ) - Tintas Imobiliárias, que integra o
Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H. Elaborado e coordenado pelo Ministério das Cidades, o PBQP-H visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil. O PSQ - Tintas Imobiliárias, que é coordenado pela Abrafati, têm como objetivo maior a melhoria da qualidade dos produtos em benefício do mercado consumidor e assegurar a lealdade na concorrência.
A palestra será apresentada pelo presidente executivo da Abrafati, Dilson Ferreira, pela supervisora técnica, Gisele Bonfim, e pelo consultor técnico Jorge Fazenda. O grupo terá ainda como convidado especial o Químico Douver Martinho, diretor administrativo da Universo Tintas e Vernizes. O funcionamento do PSQ, as empresas qualificadas e a não conforme e os resultados atingidos pelo programa serão os tópicos da apresentação.
Dentro do contexto do papel do Profissional da Química em atuar de modo a oferecer produtos seguros e de qualidade ao consumidor, a apresentação da Abrafati será seguida por uma palestra sobre ética profissional, a ser ministrada pela equipe técnica do CRQ-IV.
O encontro acontecerá no dia 12 de maio, às 14h, na sede do Conselho (rua Oscar Freire, 2.039, próximo da estação Sumaré do Metrô). As inscrições estarão abertas a partir de 25 de abril. Após a palestra será servido um café patrocinado pela Abrafati. Profissionais que não são responsáveis técnicos e atuam na indústria de tintas também poderão participar. As vagas são limitadas.
Cosméticos - Em 18 de junho, Dia Nacional do Profissional da Química, a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) prestará uma homenagem aos profissionais promovendo quatro palestras, também na sede do CRQ-IV, das 13h às 17h. As inscrições estarão abertas a partir do dia 02 de junho, podendo se inscrever até mesmo profissionais e estudantes que não atuam no segmento cosmético. As vagas são limitadas, tendo participação garantida aqueles que se inscreverem primeiro.
As apresentações terão cerca 50 minutos de duração cada e abordarão os seguintes temas: “
Naturais e Orgânicos - Novos conceitos de ingredientes cosméticos modernos”, por Samuel Guerra, diretor de Pesquisa e Marketing da Allergisa Pesquisa Dermato-Cosmética, “
Perspectivas de novos propelentes para o uso em aerosol”, por Antal Almasy, Engenheiro Químico e vice-presidente da Associação Brasileira de Aerosóis e Saneantes Domissanitários, “
Importância da embalagem no processo de desenvolvimento de produtos cosméticos”, por Antonio Celso da Silva, diretor industrial da Payot, e “
Controle de qualidade em produtos cosméticos”, por Carlos Alberto Trevisan, Engenheiro Químico, diretor técnico da ABC e conselheiro suplente do CRQ-IV.
Logo após as palestras será servido um coquetel aos participantes, também oferecido pela ABC.
Como decidido pela 6ª Turma do TRF-3ª Região, a atividade básica da empresa ou a natureza dos serviços por ela prestados é que determinam sua vinculação a um conselho de fiscalização. Por tal motivo, as fabricantes de perfumes, cujos produtos são obtidos a partir da tecnologia química, devem se registrar no CRQ-IV e manter Profissional da Química como Responsável Técnico.
O processo foi movido contra uma empresa registrada no Conselho, mas que deixou de pagar as anuidades. Em sua defesa, a firma alegou que não executava atividades químicas. A decisão confirmou a sentença de primeira instância, obrigando-a a manter o registro e ainda a arcar com o pagamento das anuidades devidas e das custas judiciais.
Clique aqui para obter cópia da decisão judicial (em pdf).