O início da fase de testes do projeto que pretende criar um
Selo de Qualidade para as escolas que oferecem cursos técnicos na área química é o principal destaque desta edição. São vários os fatores que condicionam a empregabilidade e a construção de uma carreira, que começa logo quando o estudante sai em busca de seu primeiro estágio. Contudo, o sucesso dificilmente será alcançado se a vida profissional não estiver sustentada numa formação técnica e pessoal bastante sólida.
A apresentação do Selo Qualidade – cujo lançamento oficial ocorrerá dia 11 de agosto, durante a cerimônia de comemoração dos 50 anos do CRQ-IV (a cobertura será publicada na próxima edição) - acontece num momento em que a entidade que reúne os conselhos das profissões regulamentadas discute a aprovação de uma lei instituindo o chamado exame de proficiência. Também noticiado nesta edição, o encontro dos conselhos não teve a participação do Conselho Federal de Química.
A entidade que, aliás, não toma nenhuma iniciativa conhecida e concreta para fortalecer a formação profissional, publicou na última edição de seu “jornal” um comunicado criticando os CRQs que, justamente por não concordarem com seu imobilismo, anunciaram apoio ao movimento por eleições diretas. Acompanhe e participe dessa discussão.
Falecimentos - O CRQ-IV lamenta as mortes do vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim), Guilherme Duque Estrada de Moraes, da diretora-adjunta para assuntos regulatórios, Marta M. de Almeida, e da assessora técnica, Mirtes Suda, vítimas do acidente com o avião da TAM, ocorrido dia 17 de julho, em São Paulo. Também morreram na tragédia o Engenheiro Químico Paulo Cesar Pavi, gerente da unidade de polímeros de São Paulo da Ipiranga/Braskem, o Técnico em Química Claudemir Arriero, da Dow Química, e o deputado Julio Redecker (PSDB/RS), que vinha cuidando da tramitação do PL 1.412/96, que institui eleições diretas no Sistema CFQ/CRQs.
Inútil - Eu sempre costumo ler [o
Informativo] nos momentos em que não tenho muito a fazer porque nunca vi nenhum informativo mais inútil: Jubileu de Ouro - Prêmios - Propagandas; Pura Política Demagógica. Mas... serve para reciclagem (do papel). Essa é a minha opinião. Milton Ribeiro, de Diadema/SP.
O Informativo respeita e agradece a opinião do leitor e esclarece que, além de críticas, está aberto ao recebimento de sugestões que possam melhorar seu conteúdo e assim atender às expectativas de sua vasta gama de leitores.
Paes Barreto - Excelente a reportagem sobre a participação de Carlos Eduardo Paes Barreto [ex-presidente do CRQ-IV] na história do petróleo brasileiro e na Petroquímica União. Gostaria de saber se a entidade possui outros materiais sobre o assunto. Lilian Araújo, revista Química Industrial, SP/SP.
As informações foram enviadas.
Para participar desta seção, envie preferencialmente e-mail para crq4.comunica@totalwork.com.br .