O CRQ-IV vem participando, em Brasília, das discussões do Grupo de Trabalho - Classificação e Diretrizes Ambientais para o Enquadramento das Águas Subterrâneas, no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A entidade, a única da área química com participação no grupo, está representada pelo Engenheiro Químico José Antonio Monteiro Ferreira, integrante da Comissão de Meio Ambiente do CRQ-IV.
O último encontro do GT ocorreu nos dias 22 e 23 de maio, no qual foram discutidos parâmetros a serem analisados na caracterização de águas subterrâneas. Antes daquele encontro, o CRQ-IV enviou ofício ao diretor do Conama, Nilo Sérgio de Melo Diniz, sugerindo a inclusão de parâmetros inorgânicos (cálcio, magnésio, hidróxidos, carbonatos sulfatos, sílica e bromo) que, embora possuam limite de tolerância alta para a saúde humana e animal, podem apresentar problemas para irrigação e recreação, como incrustações, corrosão e conseqüente risco de explosão de equipamentos térmicos, como piscinas aquecidas.
O cloreto de metila foi o parâmetro orgânico sugerido pela entidade, uma vez que pode ser originado da cloração de efluentes anaeróbicos, como reatores, fossas etc.
Clique aqui para obter cópia do ofício.