Editorial - Meio século de trabalho pela profissão e pela sociedade
O dia 1º de agosto de 2007 marcará os 50 anos de criação do Conselho Regional de Química IV Região e a direção da entidade decidiu iniciar desde já uma ampla programação para comemorar a data. Esta edição do Informativo, por exemplo, apresenta aos profissionais a logomarca comemorativa dos 50 anos. Estuda-se a criação de um adesivo plástico, de uma tabela periódica e de um selo postal. Em breve, será lançada uma campanha publicitária para divulgar a profissão, mostrando sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico e para o bem-estar da sociedade. O jornal também inicia neste número a publicação de uma série de artigos contando a história do Conselho e a dos profissionais que colaboraram para o seu crescimento.
Outro assunto de destaque é a notícia sobre a adesão do CRQ-IV ao grupo de profissionais que vem há anos lutando pela implementação de eleições diretas para escolha dos dirigentes do Sistema CFQ/CRQs. Há muito tempo a classe vem tendo sua área de atuação invadida por estranhos à comunidade química e isso também é resultado da falta de articulação política de alguns gestores do Sistema. A maneira de agir dessas pessoas sugere que, muitas vezes, parecem estar mais preocupadas em se perpetuarem nos cargos do que em preservar os interesses dos profissionais. E o modo como os membros do CFQ e dos CRQs são eleitos facilita esse estado de coisas.
O fortalecimento das instituições está condicionado à representatividade de seus dirigentes e, mais importante ainda, à efetiva participação de toda a classe que representam. Não existem fórmulas mágicas e nem salvadores da pátria. Por isso, é fundamental que os profissionais passem a acompanhar e a participar da campanha pela aprovação de uma lei que torne o Sistema mais democrático e representativo.
Anuidade ainda pode ser paga com desconto
Profissionais e empresas que quitarem a anuidade de 2007 até 28 de fevereiro terão um desconto de 3% sobre o valor da contribuição. Após 31 de março, data final para o pagamento, haverá multa de 20% e correção do débito pela taxa Selic.
O pagamento da anuidade é obrigatório. Só estão dispensados da obrigação os profissionais que iniciaram o ano desempregados ou os que estiverem cursando a pós-graduação sem auferir outra renda além da proporcionada por uma bolsa de estudos.
A solicitação da dispensa deverá ser feita por meio de formulário disponível na Secretaria do Conselho ou clicando-se aqui.