O Conselho Regional de Química – IV Região completará 50 anos de instalação dia 1º de agosto. Várias ações foram programadas para comemorar a data. A primeira delas foi a criação da logomarca ao lado, que durante este ano será aplicada em todos os impressos produzidos pelo Conselho e naqueles que estamparem o nome da entidade. Como ocorreu em 2006, cinqüentenário da
Lei 2.800, também será criado um selo postal comemorativo, e lançada uma campanha publicitária para divulgar a profissão e a entidade. Também está prevista a realização de cursos e palestras técnicas gratuitos, bem como a reformulação do site e da Bolsa de Empregos. As próximas edições do
Informativo trarão detalhes sobre estes assuntos.
Desenvolvida pela DMAG Comunicação e Estúdio Gráfico, a logomarca do jubileu de ouro apresenta o número 50 sobreposto a uma estrutura atômica estilizada. Quando manipulados pelos profissionais da química, os átomos dão origem aos mais variados produtos: medicamentos, pentes de memória de computadores, tecidos, biocombustíveis, água potável, cosméticos etc. Somente esta pequena relação de produtos já permite entender a importância da química e de seus profissionais na qualidade de vida do ser humano.
O CRQ-IV foi criado pela Resolução Normativa nº 02, do Conselho Federal de Química (CFQ), em 18 de junho de 1957 – exatamente um ano depois da promulgação da Lei 2.800, que estabeleceu o Sistema CFQ/CRQs.
A resolução dividia o País em cinco regiões; a quarta compreendia os estados de São Paulo e Mato Grosso (que ainda não havia sido dividido) e o então território de Rondônia. O CRQ-IV permaneceu responsável pela fiscalização do exercício profissional da química de toda essa área até 1988, quando Rondônia passou a pertencer à 14ª região. Em 1997, o estado do Mato Grosso foi incorporado a então recém-criada 16ª região. A partir daí, o CRQ-IV passou a compreender os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.