Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

História - Indústria de tintas foi a primeira a se registrar


A primeira empresa que se registrou no CRQ-IV foi a Irmãos Franceschi Ltda., que hoje se chama Luminar Tintas. Fundada em 1934, no bairro do Pari/SP, pelos irmãos Francisco e Ítalo Franceschi, a empresa iniciou suas atividades fabricando estearatos, tintas e matérias-primas para a confecção de calçados.

Quando se registrou no Conselho, em 1957, já havia se mudado para o bairro do Bom Retiro e adotado o nome fantasia de Luminar. Na década de 1960, a empresa dedicou-se ao desenvolvimento de tintas à base de água, tornando-se, em 1965, pioneira na fabricação do produto no País.

A novidade introduzida no mercado pela Luminar foi usada pela primeira vez em embalagens de lâmpadas, conta o Bacharel em Química Marcus Vinicius Ribeiro, sobrinho-neto dos fundadores e diretor da empresa. No final daquela década, a Luminar passou a fabricar tintas para impressão. Instalada atualmente no bairro do Jaraguá, em São Paulo, e com filiais em Pernambuco e no Rio Grande do Sul, a empresa produz cerca de 500 ton./mês de tintas, que são distribuídas para o mercado interno e América Latina.

Ribeiro acredita que seus tios-avós tenham providenciado prontamente o registro no Conselho por terem sido "pessoas corretas que procuravam ajudar o desenvolvimento do País". Para ele, o trabalho dos conselhos de zelar para que as atividades privativas sejam exercidas apenas por profissionais habilitados também é fundamental para estimular o aprimoramento tecnológico.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região