A primeira empresa que se registrou no CRQ-IV foi a Irmãos Franceschi Ltda., que hoje se chama Luminar Tintas. Fundada em 1934, no bairro do Pari/SP, pelos irmãos Francisco e Ítalo Franceschi, a empresa iniciou suas atividades fabricando estearatos, tintas e matérias-primas para a confecção de calçados.
Quando se registrou no Conselho, em 1957, já havia se mudado para o bairro do Bom Retiro e adotado o nome fantasia de Luminar. Na década de 1960, a empresa dedicou-se ao desenvolvimento de tintas à base de água, tornando-se, em 1965, pioneira na fabricação do produto no País.
A novidade introduzida no mercado pela Luminar foi usada pela primeira vez em embalagens de lâmpadas, conta o Bacharel em Química Marcus Vinicius Ribeiro, sobrinho-neto dos fundadores e diretor da empresa. No final daquela década, a Luminar passou a fabricar tintas para impressão. Instalada atualmente no bairro do Jaraguá, em São Paulo, e com filiais em Pernambuco e no Rio Grande do Sul, a empresa produz cerca de 500 ton./mês de tintas, que são distribuídas para o mercado interno e América Latina.
Ribeiro acredita que seus tios-avós tenham providenciado prontamente o registro no Conselho por terem sido "pessoas corretas que procuravam ajudar o desenvolvimento do País". Para ele, o trabalho dos conselhos de zelar para que as atividades privativas sejam exercidas apenas por profissionais habilitados também é fundamental para estimular o aprimoramento tecnológico.