Mais de 4 mil pessoas participaram de eventos on-line do CRQ-IV
Promovê-los pela internet foi a alternativa diante da pandemia de Covid-19
Lives foram transmitidas pelo canal do Conselho no YouTube
Em razão das medidas para conter a proliferação da Covid-19, o CRQ-IV passou a promover todos os seus cursos de capacitação e eventos técnicos de forma remota a partir de maio deste ano. Antes da decretação da pandemia, em março, um seminário e quatro cursos presenciais (com um total de 105 participantes) foram realizados na sede do Conselho. Posteriormente, de maio até novembro, a promoção de 21 cursos e 32 eventos on-line (veja tabela), entre seminários, transmissões ao vivo (lives) e webinars, além de um workshop sobre validação de higienização, atraiu um público total de 4.113 pessoas.
“Com a pandemia tivemos que suspender todos os eventos presenciais, mas estávamos incomodados com a situação, pois acreditamos que um dos papeis do CRQ-IV é contribuir para o aprimoramento de nossos profissionais e, em nossos cursos e eventos presenciais, percebíamos que a interação entre os palestrantes e instrutores com o público sempre era proveitosa”, explica a Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas do Conselho, responsáveis pela organização dessas iniciativas, que têm o apoio do Sindicato dos Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).
Andrea Mariano, coordenadora das comissões
Um dos principais benefícios desse modelo, segundo Andrea, é a geração de oportunidades para que profissionais do interior paulista e também de outras regiões do Brasil possam participar. Além disso, ressalta que os eventos gratuitos são gravados e disponibilizados no canal do CRQ-IV no YouTube. Os assuntos abordados envolveram uma ampla gama de temas, tais como: produção de álcool em gel, gestão de resíduos, tratamento de água, assuntos regulatórios na área de alimentos, propriedade intelectual, agroquímicos e transformação digital.
Para o Engenheiro Químico Wagner de Miranda Pedroso, instrutor de cursos e palestrante na área de meio ambiente, “ministrar treinamentos on-line nos priva do contato pessoal, mas nos permite chegar em todos os locais, levando o conhecimento de forma direta a um custo acessível”, compara. Ele prevê que, no pós-pandemia, os eventos virtuais continuarão a ser promovidos (principalmente por razões logísticas), ainda que os presenciais deverão manter um importante papel, em especial quanto à formação de redes de contatos profissionais (networking).
Pedroso integra a Comissão de Meio Ambiente
Membro da Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV, Pedroso aponta dificuldades na organização de cursos presenciais, a exemplo do que ocorreu em algumas ocasiões, quando o quórum mínimo necessário para viabilizar a realização de treinamentos em cidades distantes da capital paulista não foi atingido.
De forma geral, ele avalia a experiência on-line de forma positiva e destaca o papel do CRQ-IV na disseminação de conhecimentos técnicos por meio de cursos e também de eventos como lives e webinars. “Com essas iniciativas, o Conselho mostrou que tem muito a oferecer aos profissionais e ao público em geral. A soma de esforços permitiu o compartilhamento de conteúdo de alta qualidade e uma interação com os participantes, cujas avaliações nas pesquisas de satisfação sempre são levadas em conta”, ressalta Pedroso.
Daniel Sutti é especialista no setor de tintas
Também instrutor de treinamentos promovidos pelo Conselho, o Químico Daniel Ramos de Oliveira Sutti, especialista no setor de tintas, aponta como diferença mais relevante no comparativo entre cursos presenciais e virtuais o fato de que a modalidade on-line “traz às pessoas a comodidade de se qualificarem em casa, o que é essencial nesse momento tão atípico que estamos vivendo”, em referência à pandemia de Covid-19.
Ele acrescenta outro ponto que considera relevante sobre o ambiente virtual: a dificuldade de ministrar treinamentos de maior duração. “Isso nos obriga a trabalhar com versões mais compactas. De um modo geral, gostei bastante da experiência e estou conseguindo captar público e atenção para os meus temas”, avalia Sutti.
RT – Diante dos bons resultados obtidos e pela flexibilidade de horários proporcionada pela modalidade on-line, os cursos gratuitos de Responsabilidade Técnica, ministrados há nove anos pelo Conselho como forma de capacitar os profissionais da Química para o exercício da função, também foram adaptados para o ambiente virtual. De janeiro a março, foram realizados cinco treinamentos presenciais que tiveram um total de 76 participantes, sendo três na Capital e dois no Interior (nas cidades de Bauru e São José do Rio Preto). Já no período de junho a novembro, mais nove foram promovidos, todos remotamente. Ao todo, os cursos on-line tiveram a participação de 670 profissionais.
Vale ressaltar que as restrições impostas pela pandemia fizeram com que o Conselho decidisse ministrar, diferentemente de anos anteriores, somente os cursos que fornecem uma visão geral sobre o assunto, não realizando aqueles voltados para áreas específicas, a exemplo de Cosméticos, Alimentos, Saneantes e Controle de Pragas.
CURSOS E EVENTOS ON-LINE - 2020*
Categoria
Categoria
Nº de participantes
Cursos de temas diversos
12
381
Cursos de RT
9
670
Seminários
6
659
Workshops
1
160
Lives
15
1.099
Webinars
10
1.144
Total
53
4.113
*Para o mês de dezembro, foram programados um curso de RT (no dia 4) e um treinamento básico na área de tintas (dia 7), cujos números de participantes não puderam ser incluídos neste levantamento.