Divulgação - Projeto ‘Desvendando Ciências’ lança suas primeiras animações
Iniciativa tem o apoio da Comissão Técnica de Divulgação do CRQ-IV
Com o propósito de despertar o interesse de estudantes pela carreira científica, o projeto Desvendando Ciências, que tem o CRQ-IV como parceiro de conteúdo por meio de artigos publicados na seção QuímicaViva, disponibilizou em seu canal no YouTube e no perfil que mantém no Instagram (@desvendandociencias) os primeiros vídeos feitos com base em artigos publicados no site do Conselho.
Algumas das animações destacam a importância da Química para o desenvolvimento de produtos que fazem parte do cotidiano, como refrigerantes, café e pastas para higiene bucal. Outros vídeos já disponíveis também têm artigos da seção QuímicaViva como fontes de referência, como os que trazem informações sobre a capsaicina (substância presente em sementes de pimenta), transporte de produtos perigosos e tratamento de água.
Veja abaixo umas da animações já publicadas. O acervo completo está disponível no canal mantido pelo projeto Desvendando Ciências no YouTube.
Arquivo pessoal
Isabel Batista, pesquisadora do Butantan
Em breve, mais temas deverão figurar nas plataformas do projeto: fabricação de brinquedos, o elemento ferro, os princípios da Química Verde, entre outros, segundo informa a Química Industrial Isabel de Fátima Batista, responsável pelo projeto e que atualmente trabalha como pesquisadora no Instituto Butantan, de São Paulo.
Acervo – Com um acervo que atualmente conta com mais de 80 artigos publicados, a seção reúne, por exemplo, textos alusivos ao Ano Internacional da Tabela Periódica (2019) com dados sobre os elementos químicos, incluindo histórico, aplicações e curiosidades. Em janeiro deste ano, mais três textos foram publicados, todos sobre os gases nobres e de autoria de Vera Constantino, integrante da CTDIV e professora do Instituto de Química da USP: um tem como foco o hélio, outro aborda o radônio e um terceiro engloba os demais elementos dessa família: neônio, argônio, criptônio e xenônio. Clique aqui para mais informações.