Continuidade - Por unanimidade, Oliveira Filho é reeleito para a presidência do CFQ
Arquivo
Em pleito ocorrido no dia 4 de março, o atual presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, foi reeleito para mais um mandato à frente da entidade. A eleição foi por unanimidade e dela participaram os conselheiros federais ou suplentes habilitados.
Com o resultado, Oliveira Filho permanecerá na direção do órgão até 24 de abril de 2024.
Depois de agradecer a confiança de seus pares, ele assegurou que os esforços para fortalecer a integração do Sistema CFQ/CRQs, base de seu primeiro mandato, serão intensificados ao longo do próximo triênio.
“A nossa gestão é compartilhada com a diretoria e com o plenário. Será uma gestão na mesma direção de integração, de visibilidade e de transparência em tudo que fazemos. Daqui a três anos, vamos comparar a gestão que se inicia com a que tivemos até aqui. Se nesta gestão avançamos em relação à anterior, na próxima temos de avançar muito mais, sobretudo na decisão de montar a parte finalística totalmente digital. Não é minha gestão, é uma gestão nossa”, afirmou Oliveira Filho em entrevista ao site do CFQ.
José de Ribamar Oliveira Filho atua no Sistema CFQ/CQs desde 1988. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (1974), Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1980), onde também obteve o Mestrado em Química Analítica em 1997. O doutorado na mesma área foi conquistado em 2003, pela Universidade de São Paulo.
Eleição no CRQ-IV é adiada para junho
Prevista para ocorrer no início de abril, a eleição para renovação de um terço dos conselheiros do CRQ-IV foi postergada para o final de junho. O motivo foi a pandemia de Covid19, já que, pelas regras atuais, a eleição precisa ser presencial e a vinda dos delegados eleitores até o Conselho os poderia colocar em risco.
Caso o ritmo de contaminações siga em alta – inviabilizando a votação presencial - a direção do CRQ-IV estuda a possibilidade de promover um pleito virtual, que posteriormente será validado por uma auditoria.