Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

‘Químicos pelo mundo’ entrevista superintendente do CRQ-IV


Novo dirigente da entidade falou sobre perspectivas do mercado de trabalho

 

 

 

No dia 13 de março, o Engenheiro Químico Wagner Contrera Lopes, que recentemente assumiu a superintendência do CRQ-IV, foi entrevistado pelo canal de YouTube Químicos Pelo Mundo para falar sobre os diferentes campos de atuação na área química, as atribuições e a responsabilidade ética dos profissionais.


Durante o bate-papo, o superintendente aproveitou para compartilhar a sua trajetória profissional, marcada por sua atuação na área de fiscalização do CRQ-IV e relembrou os desafios que o Conselho enfrentou desde o início da pandemia de Covid-19. “Nós tivemos que recuar, fazer um trabalho de fiscalização que atendesse apenas os casos de denúncia e as vistorias que consideramos mais urgentes. Junto com a Agência de Vigilância Sanitária e a Polícia Civil, trabalhamos de forma bastante ativa para coibir os casos de falsificação de álcool gel e diversos processos éticos acabaram sendo instaurados”. Lopes ressaltou, ainda, as ações de orientação realizadas pelo Conselho com o objetivo de instruir a população sobre o uso correto do álcool gel e de produtos saneantes, além dos alertas sobre as cabines de desinfecção de pessoas, prática não recomendada devido aos riscos à saúde.


O trabalho que o CRQ-IV e o Conselho Federal de Química realizam junto às Instituições de Ensino (IEs) foi um dos temas discutidos na entrevista. “O CFQ faz uma apreciação dos conteúdos programáticos de cada curso e define as atribuições dos seus egressos. Após formados, eles poderão atuar nesses segmentos estabelecidos”, explicou o superintendente. Além disso, Lopes conta que desde 1994 o CRQ-IV promove palestras orientativas nas IEs, oferecendo aos alunos informações sobre as diversas áreas da química, suas atribuições e sobre a própria atuação do Conselho. “Os profissionais saem para o mercado muito mais conscientes, eles nos cobram mais e nos ajudam, inclusive, a identificar atividades irregulares”, disse.


Questionado sobre as oportunidades na área, Lopes foi enfático: “o químico tem um campo de atuação enorme, desde a indústria química e petroquímica, com seus diversos segmentos (cosméticos, fertilizantes, tintas, adesivos, combustíveis, corantes, resinas, entre outros), indústrias de processamento químico, siderurgia e metalurgia, celulose e papel, têxtil, alimentos e bebidas, tratamento de águas e esgotos, além do setor de serviços, como os laboratórios”. O superintendente também disse acreditar que o Marco Legal do Saneamento ofertará muitas oportunidades de emprego para os profissionais da química.


O Código de Ética e as normas que devem guiar a atuação dos profissionais também foram tema da conversa com o superintendente. A Responsabilidade Técnica dos profissionais da química, como explica Lopes, passa pelos cuidados com o produto final, com a operacionalização do processo e com os seus possíveis impactos ambientais. “A presença de um Químico na empresa minimiza a possibilidade de haver um produto fora de especificação ou de ocorrer um acidente que cause impactos ao meio ambiente, por exemplo. Quando o profissional não cumpre o seu papel e infringe o Código de Ética, ele poderá responder por isso [administrativamente e até juridicamente]. O Conselho tem esse papel de defesa da sociedade”, concluiu o superintendente do CRQ-IV.

 

 

Responsável é graduada pela Unesp de Araraquara

 

Arquivo pessoal

 
 
Elaine Florian é doutora em biotecnologia  

O canal Químicos pelo Mundo foi criado em agosto do ano passado pela Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas Elaine Cristina Teixeira Florian. Observando os diferentes rumos profissionais que os seus antigos colegas de curso haviam seguido, Elaine decidiu criar o canal no YouTube com o objetivo de chamar a atenção de estudantes, recém-formados e até mesmo de profissionais para as diversas possibilidades de atuação na área química – laboratórios, indústrias, pesquisa, entre outras.


Até o fechamento desta edição, o Químicos pelo Mundo havia promovido 16 entrevistas com profissionais de diversas áreas, que puderam compartilhar suas vivências, fornecer dicas e outras orientações. O 14° episódio, que foi ao ar no dia 13 de março, contou com a participação do superintendente do CRQ-IV, Wagner Contrera Lopes, para falar sobre um tema ainda pouco discutido no canal: a regulamentação da atividade Química no Brasil. “Era importante oferecer ao público esclarecimentos sobre as atribuições dos profissionais, as diferentes áreas de atuação, questões éticas, qual a contribuição desses profissionais para a sociedade. Por isso, decidimos procurar o CRQ-IV”, disse Elaine.


Graduada pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara e doutora em biotecnologia pela mesma instituição, além de conduzir o canal de YouTube, a profissional é sócia proprietária da Zirkoon, startup que atua com engenharia de materiais, pesquisa e desenvolvimento, incubada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina.

 

 

 

 



 

 

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região